Baseie a estratégia de seu negócio na pesquisa de mercado - Maquineta Rede Celcoin
pesquisa de mercado

Baseie a estratégia de seu negócio na pesquisa de mercado

Se você não conhece seu cliente e seu mercado, você não conhece seu negócio. Só a partir desse conhecimento baseado em dados reais, e não apenas em sua intuição, é possível perceber mudanças em seus padrões de venda e entender o que é preciso fazer em cada cenário.

Para um entendimento dos fatores que influenciam seu negócio baseado em dados quantitativos e qualitativos, você precisa aprender a fazer uma pesquisa de mercado e começar a aplicar esses conhecimentos o quanto antes.

O que é uma pesquisa de mercado?

Ao fazer uma pesquisa de mercado, é mais fácil perceber quais tipos de produtos ou serviços estão dando certo no momento, quais são as brechas para novos lançamentos, se o que está sendo oferecido por você realmente atende as expectativas e necessidades dos clientes e se pode competir com a concorrência, por exemplo.

Uma boa pesquisa de mercado indicará quem e onde estão os seus clientes, assim como em qual momento eles estão mais inclinados a comprar os seus produtos ou serviços. Por isso é tão importante entrar em contato direto com esse público a partir de formulários para entender verdadeiramente quais são suas necessidades.

Como criar uma pesquisa de mercado?

O objetivo de uma pesquisa primária é colher dados para analisar o cenário de vendas atual e o quão efetivas estão sendo as práticas já existentes. Você terá que decidir quais perguntas fazer, para quem fazê-las, quais informações coletar a partir dessas perguntas, como coletar essas informações, como analisar os resultados e o que fazer com eles ao final da pesquisa.

Um dos principais exemplos são as pesquisas primárias com clientes para compreender a satisfação com relação aos serviços oferecidos. Para isso são encaminhadas pesquisas através do email, por exemplo, com perguntas como:

  • Quais os fatos que te levam a comprar nossos produtos ou serviços?
  • O que você gosta e o que não gosta sobre os produtos e serviços que oferecemos hoje?
  • Você possui alguma sugestão ou reclamação para melhorarmos sua experiência?

Pesquisas secundárias são feitas a partir de informações que já estão disponíveis para você. Um exemplo são pesquisas online para compreender a realidade atual do mercado em seu setor, seus concorrentes, quais estratégias e produtos eles estão lançando e qual está sendo o retorno para essas ações.

Como eu uso os dados coletados?

Depois de reunir os resultados de suas pesquisas, alguns padrões devem começar a surgir. Reúna seus dados de acordo com esses padrões e defina pontos principais que irão gerar as ações. Nesse momento você já vai perceber que algumas ideias surgirão. Veja quais podem ser implementadas imediatamente e quais precisam de maior esforço e planejamento para gerar mudanças positivas.

O mercado, seus clientes e as necessidades do setor mudam constantemente e sua empresa deve acompanhar essas mudanças. Com uma pesquisa bem planejada e executada, é possível abrir os olhos para crescer de forma saudável e competitiva.

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.