Como utilizar metas SMART em sua empresa? - Maquineta Rede Celcoin
metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Estabelecer metas eficazes é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, muitas vezes, metas que não sejam completas e claras podem atrapalhar mais do que ajudar o seu negócio. 

Por isso, as metas SMART são ótimas opções para qualquer empreendedor. Bem estruturadas, elas ajudam no direcionamento das ações realizadas e no alcance de grandes resultados. 

Continue neste artigo e descubra como utilizar e aplicar as metas SMART de forma eficaz em seu empreendimento!

O que são metas SMART?

As metas SMART são objetivos compostos por cinco critérios que as tornam mais completas e direcionadas. Elas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo determinado. Cada uma dessas características desempenha um papel importante na formulação de metas que sejam claras, motivadoras e alcançáveis.

Específicas

Metas específicas são claras e bem definidas. Elas devem responder às perguntas “O quê?”, “Por quê?”, “Quem?”, “Quando?” e “Onde?”. Elas contribuem para um melhor direcionamento dos esforços da equipe, evitando ambiguidades e retrabalhos. 

Por exemplo, uma meta específica seria “Equipe comercial aumentar as vendas no estabelecimento em 20% no próximo trimestre para a empresa se tornar líder no mercado”.

Mensuráveis

Metas mensuráveis são aquelas que podem ser medidas e quantificadas. Elas permitem a avaliação do progresso das atividades realizadas e a conclusão se a meta estipulada foi alcançada ou não.

Para sua utilização e definição, é importante estabelecer indicadores de desempenho que possam ser medidos objetivamente. Por exemplo, uma meta mensurável seria “Reduzir o tempo médio de resposta aos clientes em 50% até o final do ano”.

Atingíveis 

Metas atingíveis são aquelas que podem ser feitas com os recursos e esforços disponíveis. Elas devem ser realistas, levando em conta as características do seu negócio, os possíveis obstáculos e o potencial de seus funcionários. Dessa forma, também é interessante desafiá-los um pouco, para conseguir resultados mais potentes.  

Ou seja, é importante pensar em algo alcançável como por exemplo “aumentar a receita em 15% em um mês”. Não é um valor impossível, mas também é um desafio para toda a equipe medir esforços em cima desse objetivo.

Relevantes

Metas relevantes são aquelas que tenham a ver com os objetivos e a identidade da empresa. Elas devem estar conectadas com a visão e a missão do negócio, para contribuir para o crescimento e o alcance dos resultados traçados.

Não adianta nada traçar uma meta que não tenha nada em comum com a estratégia do seu empreendimento. Por exemplo, se você quer se tornar líder de mercado, uma meta relevante seria “aumentar a participação de mercado em 18% no próximo ano”, ao contrário de “aumentar a satisfação do cliente”, que, apesar de poder ser uma variável importante, pode não estar alinhada ao seu objetivo principal.

Com prazo determinado 

Metas com um período determinado possuem prazos para serem alcançadas. Essa definição é fundamental para criar senso de urgência e permitir maior eficiência nos processos, evitando retrabalhos e “enrolação”.

Além disso, estabelecer prazos claros permite que a equipe acompanhe o progresso e faça ajustes quando necessário. Por exemplo, uma meta com prazo determinado seria “lançar um novo produto até o final do trimestre”, mostrando a urgência de finalizar o desenvolvimento do produto nesse período. 

Como colocar as metas SMART em prática na sua empresa?

Agora que entendemos o significado de cada elemento das metas SMART, vamos discutir como aplicá-las em sua empresa para alcançar grandes resultados.

  1. Defina metas específicas e claras

Comece definindo metas específicas que sejam claras e fáceis de entender, para evitar qualquer interpretação diferente por parte de seus funcionários. Tenha certeza que os integrantes da sua equipe compreenderam o objetivo e saibam quais são as responsabilidades de cada um. 

  1. Estabeleça indicadores de desempenho mensuráveis

Defina indicadores de desempenho que tenham a ver com o seu negócio e sejam facilmente medidos por sua equipe. Eles vão te ajudar a acompanhar o progresso relacionado aos resultados desejados e a entender como isso pode ser melhorado.

Alguns exemplos de métricas são a conversão de vendas, o aumento de receita, a redução de custos, o aumento de produtividade, o aumento da satisfação do cliente, entre outras. 

  1. Avalie a viabilidade e a relevância das metas

Antes de definir uma meta, é importante avaliar se ela está em sintonia com as características e as condições financeiras de sua empresa. Pense quais são os recursos disponíveis, as habilidades de sua equipe e o setor do mercado, além de entender se essa meta faz sentido com a estratégia do seu negócio e vai contribuir para o seu crescimento. 

  1. Estabeleça prazos realistas

Na hora de definir metas, é importante ser realista principalmente com os seus prazos. Dessa forma, levar em conta a dificuldade da tarefa, a disposição da sua equipe e a urgência do seu cumprimento são alguns pontos que devem ser levados em consideração. 

Além disso, estabelecer prazos muito apertados podem comprometer a qualidade do trabalho, algo que não é nada interessante. Após definir o período, não deixe de comunicar sua equipe e divida esse prazo em outros menores para acompanhar o processo. 

  1. Monitore o progresso e faça ajustes

Acompanhe o progresso constantemente de forma direcionada às metas estabelecidas. Analise as métricas e realize ajustes caso sejam necessários, mesmo que seja a revisão ou substituição de uma meta. Lembre-se que o mais importante é chegar a resultados desejados que estejam relacionados aos objetivos da empresa.

  1. Pense em um exemplo claro

Antes de traçar suas próprias metas, que tal fazer uma simulação para praticar? Talvez focar em um exemplo possa aumentar sua eficiência na hora de colocar a mão na massa. 

Trazendo aqui um exemplo: Aumentar a receita de vendas em 10% no próximo trimestre.

Essa meta é específica porque está diretamente relacionada a um indicador de desempenho da empresa, no caso a receita em vendas. É mensurável porque é possível calcular se a receita aumentou em 10% em comparação com o período anterior, assim como cumpre prazos, no caso, de um trimestre. De acordo com as características da empresa, essa meta pode ser ou não considerada viável e relevante.

Quais são os impactos das metas SMART na eficiência de sua equipe?

A abordagem das metas SMART traz diversos benefícios para uma empresa. Vejamos alguns deles:

Clareza e foco: As metas SMART ajudam a sua aquile a ter clareza e foco em suas atividades, evitando dúvidas sobre o que precisa ser alcançado.

Motivação e engajamento: Metas bem definidas e alcançáveis aumentam a motivação e o engajamento da equipe. Quando os funcionários sabem o que deve ser feito, eles se sentem mais dedicados e empolgados a trabalhar para alcançar as metas.

Maior produtividade e eficiência: Ao ter metas bem definidas, a equipe pode se concentrar nas atividades que são essenciais para o sucesso da empresa. Isso aumenta a produtividade e a eficiência, evitando desperdício de tempo e recursos em tarefas que não contribuem diretamente para os resultados desejados.

Alinhamento estratégico: Metas SMART devem estar alinhadas com a estratégia geral da empresa. Isso garante que todas as atividades e esforços estejam direcionados para os objetivos de longo prazo da organização, impulsionando seu crescimento e sucesso.

Alcance grandes resultados em sua empresa!

Estabelecer metas SMART é também orientar o alto desempenho e as atividades realizadas por sua equipe. Dentro desse processo, a Rede Celcoin pode ajudar você a atingir as suas metas, principalmente se elas estiverem relacionadas a vendas e a faturamento! 

Sendo um Agente Rede Celcoin, você pode oferecer uma infinidade de serviços aos seus clientes, como recargas de celular e venda de passagens, e assim aumentar a renda do seu negócio! Baixe o app e aproveite todas essas vantagens! 

Imagem de pch.vector no Freepik

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

Por que revender serviços em seu negócio?

Semana do Consumidor

Semana do Consumidor: confira estratégias para gerar vendas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.