9 elementos chave para criar a identidade visual de seu negócio
O branding é importante para qualquer negócio, mas especialmente para um negócio menor. Na verdade, ter uma identidade de empresa de pequeno porte que seja visualmente consistente pode ser a diferença entre ser negligenciado ou ficar na mente de seus clientes em potencial.
Felizmente, desenvolver essa identidade não é tão difícil. Existem alguns elementos nos quais você precisará se concentrar inicialmente e nenhum deles está fora do alcance da pequena empresa. Por exemplo, garantir que sua presença seja consistente em vários canais traz mais benefícios do que você imagina.
Neste artigo, você verá como pode criar uma identidade visual coesa e atraente para sua pequena empresa, concentrando-se em dez elementos-chave. Vamos começar!
O que constitui a identidade visual?
Se você não tem certeza do que queremos dizer com visual branding, é a coleção de imagens, vídeos e animações associados à marca geral de sua pequena empresa. Isso também pode abranger elementos como as cores e a tipografia que você usa.
Como você pode imaginar, a identidade visual é multifacetada. Embora você possa escolher cada elemento isoladamente, combiná-los pode mudar completamente como você é percebido pelos clientes em potencial. Este é um aspecto complexo, mas vital do seu marketing, por isso deve ser dado o tempo e orçamento que merece.
Naturalmente, um meio interativo como a internet reforça a necessidade de ser visualmente impactante. Isso inevitavelmente se espalha para marketing e promoção off-line também. Portanto, garantir que sua marca seja visualmente cativante é mais pertinente agora do que nunca.
10 elementos-chave da identidade visual da sua pequena empresa
Vamos analisar os dez principais elementos da marca visual. Eles não estão listados em nenhuma ordem específica, pois cada um deles pode ser considerado igualmente importante. No entanto, o primeiro elemento é indiscutivelmente a espinha dorsal da identidade da sua pequena empresa.
1. Seu público-alvo
Se você ainda não definiu um público-alvo, este deve ser o primeiro passo que você dá ao começar a considerar sua marca visual. Isso significa criar uma persona detalhada de seu cliente ideal, que lhe dará foco ao projetar o estilo da sua marca.
Felizmente, essa tarefa não é tão difícil quanto parece. Você pode começar pequeno, com dados demográficos, como idade, sexo, localização e renda. Então você pode expandir sua persona, adicionando seus gostos, necessidades e desejos, e até mesmo elementos como suas expectativas na vida. No final, você terá um ponto de referência sólido para voltar sempre que tomar uma decisão de marca visual.
2. Visuais com propósito
É fácil desenvolver a visão ao trabalhar na sua marca visual dando um passo para trás para decidir se o que você está fazendo para atingir seus objetivos gerais é uma boa estratégia. Elementos visuais mal posicionados podem confundir os visitantes, o que não é útil para convertê-los em clientes pagantes.
Este passo requer principalmente algum pensamento de senso comum. Por exemplo, trabalhe pelo seu funil de conversão como um cliente faria e examine os elementos visuais encontrados.
3. O lugar dos seus visuais em sua estratégia global de branding
É possível se concentrar muito na aparência da sua marca e esquecer a importância do seu conteúdo real. Esta falta de substância em seu marketing pode te morder onde dói: no bolso.
É importante lembrar que, se sua pequena empresa não for uma empresa visual criativa, você provavelmente criará elementos visuais secundários ao seu conteúdo baseado em texto.
Mesmo que você seja criativo, ter equilíbrio entre suas palavras, imagens e vídeos atrai a atenção de todos e oferece a você uma maior chance de ser possuir alta classificação nos mecanismos de pesquisa.
4. Seu logotipo
Este é sem dúvida o primeiro (e às vezes o único) elemento que muitas pequenas empresas pensam quando se trata de construir uma identidade visual. Isso é compreensível, pois seu logotipo provavelmente é a primeira coisa que seu cliente vê e será uma “marca” consistente em toda a sua publicidade.
A abordagem adotada por algumas pequenas empresas é criar um logotipo chamativo e usá-lo como a muleta na qual toda a marca está focada. Uma abordagem melhor é manter as coisas simples. Se você não puder pagar por um designer profissional, escolha elementos facilmente replicáveis, como uma fonte comum (ainda adequada), e deixe seu conteúdo falar. Uma boa ferramenta para a desenvolver o logo de sua empresa é o Canva, um software de design gráfico gratuito, fácil de utilizar e completamente online, veja: https://www.canva.com/pt_br/criar/logotipo/
5. Seu esquema geral de cores
Juntamente com seu logotipo e tipografia, seu esquema de cores é uma das “trindades de design” básicas quando se trata de sua marca. Muitas vezes é uma preocupação primária, principalmente porque é tão impactante. Especialmente quando você entra nos supostos benefícios da teoria das cores.
De fato, as cores provavelmente importam menos do que a maioria dos outros aspectos da marca. Em última análise, o contraste é muito mais pertinente para aumentar as conversões, embora as cores possam proporcionar aos visitantes alguma atração emocional. Por exemplo, se você for um organizador de festas infantis, não usará muito preto, independentemente de sua capacidade de contraste com muitas cores.
6. Sua tipografia
Como mencionamos acima, considerar a tipografia é outra primeira etapa a ser tomada ao classificar sua identidade de empresa de pequeno porte. Isso faz sentido, pois sua tipografia será instantaneamente visível e afeta a legibilidade e a compreensão geral do seu conteúdo.
Assim como outros aspectos da sua identidade visual, uma abordagem simples é a melhor estratégia. O ideal é encontrar fontes geralmente neutras que não obscureçam a legibilidade e não use mais de três fontes em seu site para homogeneizar seu conteúdo. Uma dica final: as fontes com serifa geralmente projetam formalidade, portanto, as pequenas empresas informais podem preferir ficar com a sans-serifs.
7. Branding consistente nas redes sociais
Esse próximo elemento-chave se preocupa menos com aspectos individuais da identidade de sua pequena empresa e mais com sua estratégia geral. O marketing de mídia social é uma arma crucial para as pequenas empresas, e fazer tudo certo pode gerar dividendos.
Embora haja muitos conselhos sobre marketing nas mídias sociais, garantir que haja consistência entre os diferentes canais em que você publica é o fator mais importante. Ter o mesmo (ou semelhante) esquema de cores, informações, assinatura e imagem de perfil em cada site dá à sua empresa um ar de profissionalismo e apresenta uma identidade visual coerente, independentemente de onde seu público o encontre.
8. Seu marketing off-line
É tentador pensar que sua pequena empresa só precisa se autodefinir on-line. No entanto, há muitas outras áreas de marketing que também incluem sua identidade visual. Prestar atenção a esses canais é tão crucial quanto fortalecer sua presença online.
A criação de cartão de visitas é uma dessas partes fundamentais. Você também deve pensar em panfletos, samplers, papéis timbrados, presentes inovadores, como canetas e canecas, e até mesmo em faturas. Cada um precisa incorporar sua marca de forma clara e consistente, bem como seus canais de mídias online.
9. Percepção da sua marca para os outros
A percepção da marca não é necessariamente um elemento de design visual, embora ainda seja algo em que você possa trabalhar. Estamos falando sobre como clientes em potencial visualizam sua marca e o que você pode fazer para influenciar a opinião deles na direção certa.
Embora esse assunto possa ser complexo, convém começar a garantir que os influenciadores em seu nicho estejam cientes de você e possam falar positivamente sobre seus produtos e serviços. Colocar sua pequena empresa na frente de seu público aumenta sua percepção de marca e amplia sua base de clientes em potencial quase passivamente.
O marketing de afiliados também é uma área que pode influenciar a percepção da marca, com um caminho ainda mais claro para a conversão do que simples menções de influenciador.
Como você sabe, o branding é praticamente uma questão de vida ou morte para qualquer empresa. Uma pequena empresa com uma forte identidade visual pode antecipar-se à concorrência, aumentar as vendas e fidelizar mais clientes.