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Marketing de conteúdo: você precisa saber do que se trata

Desde que a era do marketing digital começou, o marketing de conteúdo tornou-se uma estratégia fundamental. De acordo com a pesquisa mais recente do Content Marketing Institute, 88% dos profissionais de marketing B2B e 76% dos profissionais de marketing B2C estão fazendo marketing de conteúdo.

De acordo com a Assignment Masters, uma empresa que fornece serviços de redação, à medida que a estratégia se torna mais popular a cada ano, mais profissionais de marketing estão aderindo à tendência. Se você é um iniciante em marketing de conteúdo, aqui estão 6 lições importantes que podem alavancar o sucesso da sua campanha.

O que é marketing de conteúdo e o que não é

Há muitas maneiras diferentes de alcançar seu público na internet, então algumas pessoas ficam confusas sobre qual estratégia é qual. O marketing de conteúdo envolve essencialmente a criação de conteúdo relevante que ofereça valor ao seu público-alvo de mercado, que você distribui e promove a fim de incentivar seu público a uma determinada ação (geralmente, fazer uma compra).

Essa estratégia de marketing foi desenvolvida como uma resposta à crescente ineficácia das táticas de marketing tradicionais, como anúncios de TV, mala direta, outdoors etc. O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing de entrada – o que significa que você está tentando atrair pessoas para você, em vez de uma estratégia de saída, em que você tenta atrair a atenção de seu público com táticas de marketing interruptivas.

O marketing de conteúdo é para responder às perguntas das pessoas e encontrar maneiras de resolver seus problemas, o que as encoraja a se tornarem clientes fiéis.

Sempre defina metas mensuráveis

Antes de fazer qualquer outra coisa como profissional de marketing de conteúdo, você precisa determinar exatamente o que deseja obter dele. O marketing de conteúdo pode ser uma estratégia valiosa para uma ampla variedade de metas de negócios, como:

  • Aumentar o conhecimento da marca
  • Gerar leads
  • Alcançar metas de vendas
  • Incentivar a fidelidade do cliente

Você deve identificar algumas metas gerais que deseja alcançar com o marketing de conteúdo, mas tente torná-las específicas e mensuráveis, para que você possa analisar seu sucesso mais tarde. Por exemplo, se eu quiser aumentar o reconhecimento da marca, posso definir essas metas:

  • Aumentar o tráfego total da web em 5% a cada mês
  • Aumentar os seguidores de mídia social em 30% neste trimestre
  • Receber mais 500 assinantes de email este ano

Cada um desses objetivos é específico, indica uma quantidade desejada e especifica um período de tempo. Defina metas como essas, mas lembre-se de que você pode atualizá-las e ajustá-las mais tarde.

Desenvolva personas para criar conteúdo direcionado

Marketing de conteúdo é tudo sobre falar com seu público-alvo em um nível pessoal. Você quer ser capaz de se conectar com seus pensamentos, sentimentos e necessidades, de uma forma que a publicidade tradicional nunca consegue.

A melhor maneira de criar esse conteúdo ultra-direcionado é alavancar as personas do comprador. As personas do comprador são basicamente um exemplo do seu cliente-alvo ideal. Dependendo da sua marca e do seu setor, você pode querer desenvolver anúncios de compradores primários e secundários para diferentes subgrupos dentro do seu público.

Use essas personas detalhadas para debater conteúdo que conversa com elas. Considere estas áreas-chave ao desenvolver suas personas de comprador:

  • Idade, sexo, nacionalidade
  • Nível de educação
  • Experiência de trabalho
  • Nível de renda
  • Vida pessoal
  • Pensamentos e emoções

Concentre-se nas necessidades do seu público

Uma grande armadilha na qual muitos profissionais de marketing de conteúdo se enquadram é o foco excessivo em seus próprios objetivos de negócios. Por apenas desenvolver conteúdo que é ultra-orientado para impulsionar as vendas, os profissionais de marketing ignoram as reais necessidades de seu público – que é o objetivo do marketing de conteúdo.

O objetivo principal de qualquer conteúdo deve ser responder às perguntas do público e atender às necessidades dele. Obtê-los para compra deve ser o objetivo secundário. Evite o conteúdo excessivamente comercial e, em vez disso, pense em como seu produto ou serviço pode ser apresentado como uma solução para os problemas exclusivos de seu público.

Não se esqueça de promover

O marketing de conteúdo não é apenas sobre o desenvolvimento de material direcionado. Metade do trabalho é garantir que você exponha seu conteúdo às pessoas certas.

Mesmo que o seu site tenha um ótimo SEO, a única maneira de ser realmente competitivo como profissional de marketing de conteúdo é fazendo esforços para promover seu conteúdo. Algumas estratégias básicas de promoção incluem:

  • Construir uma audiência nas mídias sociais e distribuir seu conteúdo para elas
  • Enviar suas postagens de blog para comunidades de conteúdo
  • Trabalhar com influenciadores para ampliar seu alcance
  • Usar métodos de promoção pagos (especialmente nas mídias sociais)

Analise seus esforços

O marketing de conteúdo está longe de ser uma tática única. Você precisa estar sempre pensando, criando e distribuindo para permanecer no topo do jogo. Alguns profissionais de marketing estão tão envolvidos no processo que se esquecem de parar e avaliar os resultados de seus esforços. Mas se você não analisar sua estratégia, não há como melhorá-la para se tornar mais segmentada.

E quanto mais você puder analisar e ajustar, mais ele será recompensado. A recente pesquisa da Hubspot descobriu que os profissionais de marketing de entrada que verificam suas análises três ou mais vezes por semana tiveram um ROI maior por seus esforços do que aqueles que não o fazem.

Use o Google Analytics e quaisquer outros dados da sua plataforma de automação de mídia social para tornar sua estratégia de marketing de conteúdo o mais segmentada possível. Pense nos objetivos que você criou no começo e veja como sua estratégia é boa em alcançá-los.

O marketing de conteúdo é uma tarefa enorme. Muitos profissionais de marketing dirão que há uma grande curva de aprendizado antes que você possa se tornar realmente bom nisso. Dito isso, se você prestar atenção a essas 6 lições importantes, estará muito à frente de todos os outros que estão começando com você.

 

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