Comece o ano oferecendo mais do que pedindo - Maquineta Rede Celcoin
começo de ano

Comece o ano oferecendo mais do que pedindo

Você está almoçando com um amigo que está procurando um novo emprego. Ele diz que está interessado ??em uma empresa que seu antigo colega de faculdade passou a trabalhar. Você não fala com seu colega há alguns anos e já estava pensando em buscar algum conselho profissional. O que você faria?

1. Diz ao seu amigo que você fará a introdução?

2. Informa ao seu amigo que você fará a apresentação e pede ajuda ao seu problema profissional?

3. Diz a seu amigo que você não se sente à vontade para fazer a apresentação, já que não está mais em contato com seu colega da faculdade?

Acontece que sua resposta a essa pergunta reflete seu “estilo de reciprocidade”, que é a maneira como você aborda as interações com os outros. De acordo com Adam Grant, autor de Give and Take, existem três tipos diferentes de estilos de reciprocidade: doadores, compradores e correspondentes.

Doadores, tomadores e correspondentes

Tomadores são auto-focados e colocam seus próprios interesses à frente das necessidades dos outros. Eles tentam ganhar o máximo possível de suas interações enquanto contribuem o mínimo possível em troca.

Os correspondentes gostam de preservar um equilíbrio igual entre dar e receber. Sua mentalidade é: “Se você tirar de mim, eu vou tirar de você. Se você der para mim, eu vou dar para você.”

Os doadores são focados nos outros e tendem a fornecer apoio a eles sem amarras. Eles se perguntam: “Como posso agregar valor a essa pessoa? O que posso contribuir? ”

Acontece que a maioria das pessoas fica no meio e se comporta como participante, respondendo à opção B na pergunta acima (eu lhe apresentarei ao meu colega de faculdade, mas eu preciso de um conselho seu).

Os seres humanos têm uma tendência inata de serem recíprocos, doadores e tomadores representam dois extremos.

Doadores, tomadores e correspondentes no trabalho

Qual destes tipos é o mais bem sucedido no trabalho?

Acontece que os doadores tendem a ser os de pior desempenho. Eles estão em desvantagem em uma ampla gama de ocupações, porque sacrificam seu próprio sucesso para ajudar os outros a terem sucesso, de acordo com a pesquisa de Grant.

Então, isso deve significar que os correspondentes são os melhores, certo? Não exatamente. São os doadores novamente. O pior e o melhor desempenho no trabalho pertencem ao mesmo grupo.

Os tomadores desenvolvem reputações para colocar os outros em último lugar, os correspondentes tendem a retribuir o favor e tentar derrubá-los, segundo as pesquisas. É por isso que os tomadores raramente conseguem construir relacionamentos e redes fortes.

Por outro lado, os correspondentes têm raízes para que os doadores sejam bem-sucedidos, já que tendem a corresponder à boa ação com boa ação. Todos confiam e dão suporte a doadores, pois agregam valor aos outros e enriquecem o sucesso das pessoas ao seu redor.

Em suma, os doadores têm sucesso porque sua capacidade de trabalhar em benefício dos outros leva a relacionamentos de qualidade, o que os beneficia a longo prazo. Com relacionamentos tão fortes, não é de admirar que os doadores também sejam pessoas mais felizes.

O segredo é não se tornar um doador que deixa tudo para ajudar as pessoas o tempo todo, ficando para trás em seu próprio trabalho. A seguir estão alguns truques e ferramentas que os doadores de sucesso têm nas mangas para ajudar os outros enquanto evitam o burnout.

1. Favores de 5 minutos

Favores de 5 minutos são aqueles favores pequenos, mas impactantes, que você faz para os outros e que não levam mais que 5 minutos. Estamos falando de fazer apresentações, dar feedback e oferecer conselhos. Fazer esses favores rápidos para um colega de trabalho ou amigo pode ajudar muito a fortalecer seus relacionamentos.

2. Peça ajuda

Embora pedir ajuda não pareça uma mudança por excelência, isso vem com alguns benefícios surpreendentes. Pedir ajuda a um colega de trabalho ajuda-o a ter a oportunidade de ser um doador, mas também faz com que se sinta bem e espertos. De acordo com Grant, uma das melhores maneiras de construir relacionamentos fortes é procurar aconselhamento, porque cria oportunidades significativas para alguém contribuir para a sua vida e se sentir realizado por ela.

3. Dê tudo de uma vez

Há duas maneiras de doar: você pode espalhar atos aleatórios de bondade por toda a semana, ou dividir todos os seus atos de doação em um dia. Qual é o mais eficaz? O primeiro, diz a pesquisa, porque deixa você com um grande impulso psicológico de sentir apreciação e significado, o que irá motivá-lo a continuar sendo um doador. Dedique um dia específico ou parte de um dia por semana para ajudar as pessoas.

4. Especialize-se em favores

Doadores de sucesso tendem a escolher uma ou duas maneiras de ajudar que eles apreciem e se superem, em vez de serem valentes de todos os negócios. Dessa forma, eles conseguem ajudar de uma maneira que os energize, em vez de esgotá-los.

Esse truque também permite que os doadores ganhem uma reputação como uma pessoa com um conhecimento específico que eles estejam dispostos a compartilhar, em vez de uma pessoa legal que esteja disponível gratuitamente.

5. Fique de olho nos tomadores

Para evitar a busca excessiva de favores isso, os doadores bem-sucedidos identificam cedo os tomadores, com base na reputação e na experiência passada, e assumem uma atitude semelhante a dos correspondentes. Em outras palavras, se um tomador pedir ajuda, ele dirá “claro, eu ajudarei você se você concordar em me ajudar com outra coisa em troca”.

Praticar a atitude de entregar mais do que receber é um dos melhores caminhos para ter relações mais fortes e crescer no próximo ano. Com o tempo, você vai notar que também é um segredo de equilíbrio para sua própria vida.

 

You May Also Like

definir e alcançar suas metas financeiras

Como definir e alcançar suas metas financeiras com sucesso

Automação de Pagamentos: Uma Análise da Plataforma Pagô

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *