6 Dicas de marketing para inauguração de loja
Uma das etapas mais importantes e esperadas pelo empreendedor que está abrindo seu próprio negócio é a inauguração de loja. Inaugurar a nova empresa é uma fase que requer bastante responsabilidade e estratégias de marketing. Afinal, a ação pode ser o primeiro contato que o cliente terá com a sua marca e ele precisa se sentir interessado em frequentar seu estabelecimento. Por isso e para te ajudar, separamos algumas dicas sobre inauguração de loja para você aplicar antes e depois de abrir o seu negócio.
Antes da inauguração
Crie expectativas
Para uma inauguração de loja eficiente e que atraia muitas pessoas para o seu estabelecimento, o primeiro passo que você deve dar é criar expectativas. Isso é necessário porque você precisa criar nos seus futuros clientes o interesse em saber que tipo de loja você está abrindo. Além disso, você precisa fazer com que eles tenham vontade de ir à sua inauguração. Uma dica é utilizar uma faixa ou banner indicando a abertura do novo espaço e dizer que estão todos convidados, por exemplo.
Divulgue a data da inauguração
Além de criar expectativa no público, outro aspecto essencial na inauguração de loja é fazer uma boa divulgação. Afinal, de nada adianta preparar algo bacana se as pessoas não ficam sabendo e não aparecem no dia. Aproveite o alcance das redes sociais para criar anúncios divulgando a data de abertura da sua loja. Você também pode convidar seus amigos e familiares para curtir sua página, além de criar um evento e chamar o máximo de pessoas que conseguir, por exemplo.
Organize um evento de abertura
Quando você divulga e convida as pessoas para a inauguração de loja, elas esperam que você tenha preparado algo especial. Por isso, é essencial organizar um evento de abertura. Para os clientes, esta ação mostra que você é alguém receptivo e atencioso. Para a sua empresa, é uma grande oportunidade de chamar atenção do público e estabelecer um contato inicial com ele. Uma boa dica é oferecer alguns aperitivos, suco, refrigerante, ter alguma música ambiente e fazer um atendimento inesquecível.
Pense em promoções especiais
Outra dica importante para a inauguração de loja ser um sucesso e conquistar o cliente é preparar promoções especiais. Afinal, todo consumidor adora uma promoção, desconto ou brinde e oferecer isso a ele no seu evento de abertura já é um ponto a mais para conquistá-lo. Aproveite e divulgue esta promoção especial antes da inauguração, ela será um ótimo atrativo. Só não se esqueça: você precisa fazer um bom planejamento para que esta vantagem caiba no seu bolso e não vá atrapalhar as finanças da empresa futuramente.
Crie experiências positivas
O evento de inauguração de loja é o primeiro contato do cliente com a sua empresa, por isso você precisa criar experiências positivas para ele. Lembre que o objetivo da inauguração é apresentar o seu negócio e fazer com que as pessoas tenham interesse em voltar. Por isso, ofereça um atendimento de qualidade, escute e peça a opinião do seu futuro cliente. Desta maneira, ele se sentirá especial e terá sugestões que podem ser positivos para o seu empreendimento.
Depois da inauguração
Mantenha contato e fortaleça o relacionamento com o cliente
Para que a inauguração de loja tenha bons resultados é importante que você mantenha e fortaleça o relacionamento com o cliente. Afinal, você quer que as pessoas frequentem seu estabelecimento. Por isso, peça o contato das pessoas que estiverem no evento, tente fechar uma primeira compra e faça o cadastro deste cliente. Lembre-se que você precisa investir na comunicação e fortalecer seu contato para garantir clientes fiéis para sua nova empresa.