Como fazer o cliente voltar?

Uma coisa é certa: todo dono de empresa quer fazer o cliente voltar! Afinal, um consumidor que prefere comprar sempre no mesmo lugar, mostra que o negócio é confiável e supre com as necessidades dele. Logo, é um lugar que outras pessoas se sentiriam bem em comprar. Mas por que é tão importante fazer o cliente voltar e não simplesmente atrair sempre mais e mais consumidores?

É mais barato manter do que conquistar

Você sabia que é mais barato investir nos clientes que você já tem do que naqueles que você quer conquistar? O cliente que já comprou com você tem seu contato e sabe que sua empresa tem o que ele precisa. Logo, manter contato com ele pode ser o suficiente para fazer o cliente voltar. Mas novos consumidores precisam ser atraídos com tempo e investimento em marketing e propaganda!

O cliente fiel é sua melhor propaganda

Outro motivo para você fazer o cliente voltar é que clientes frequentes, ou seja, fiéis, são a sua melhor propaganda. Isso acontece porque as pessoas costumam indicar marcas e empresas que gostam para seus amigos e familiares. Logo, se um cliente compra sempre de você, pode ter certeza que ela gosta do serviço ou produto e irá te indicar para outras pessoas espontaneamente.

Mas como fazer o cliente voltar?

Conheça bem o seu cliente

O primeiro passo para fazer o cliente voltar é conhecê-lo. Isso é importante porque é muito difícil criar uma fidelidade com o cliente se você não sabe o que ele gosta, o que precisa, o que não quer da sua empresa… Quando você sabe quem é o seu cliente, ele também se sente mais confortável em voltar e entende que pode confiar em você.

Mantenha contato com seu consumidor

Dificilmente você vai fazer o cliente voltar se ele esquecer que a sua empresa existe. Muitos clientes podem necessitar do seu produto ou serviço com pouca frequência, mas isso não é motivo para deixar que a próxima compra dele seja feita no concorrente. Por isso é importante ter alguma forma de contato com o consumidor. Uma dica é fazer o cadastro dele, trocar whatsapp ou pedir para ele seguir suas redes sociais.

Seja consistente

Estratégia essencial para fazer o cliente voltar é se manter consistente. Ou seja, manter a qualidade do atendimento e dos produtos ou serviços que você vende. Isso porque os clientes vão voltar porque sabem que seu produto ou serviço é bom ou que o atendimento é atencioso. Dixar a qualidade cair pode fazer o cliente ficar bastante insatisfeito e ele não pensará duas vezes antes de procurar por outra empresa.

Aposte na simplicidade

Fazer o cliente voltar parece ser algo que requer muito esforço e elaboração. Mas não! Pequenas atitudes já representam uma grande diferença para os clientes. Uma delas é saber o nome dele ou se lembrar do que ele comprou – por isso é importante manter um cadastro. Tratar o cliente pelo nome assim que ele chega ou perguntar se ele quer o mesmo produto ou serviço da compra anterior são ações simples que mostram que você se importa com ele. Isso com certeza fará seu consumidor retornar.

Ofereça serviços extras

Oferecer mais do que o consumidor espera é uma excelente maneira de fazer o cliente voltar. Isso porque ele terá uma surpresa positiva e saberá que pode procurar sua empresa quando precisar de produtos e serviços além do que já está habituado a comprar.

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