Aceleradora de empresas: o que é e como funciona? - Maquineta Rede Celcoin
aceleradora de empresas

Aceleradora de empresas: o que é e como funciona?

Aceleradoras de empresas são negócios que auxiliam outros negócios à crescer, apoiando e investindo no desenvolvimento rápido de organizações.

Esse movimento das aceleradoras, mais associado à startups, auxilia empresas a conseguirem novas rodadas de investimento e a encontrarem seu ponto de equilíbrio para bancarem suas próprias contas com as receitas do negócio.

Como funciona uma aceleradora?

Empresas que estão em sua fase inicial costumam ter bastante dificuldade em termos de conseguir bons contatos para investimentos e a confiança de outras organizações para crescerem.

Por esse motivo, nasceram as aceleradoras. Segundo Pedro Waengertner, as aceleradoras foram criadas nos Estados Unidos, no final da década de 90, mas ganharam força a partir de 2005, quando grandes nomes começaram a operar. No Brasil, começaram a ganhar força a partir de 2012, quando surgiu o Startup Brasil, um programa federal de apoio ao desenvolvimento de aceleradoras e startups.

Além dos serviços de apoio e benefícios oferecidos, a aceleradora investe primeiramente um pequeno valor financeiro, chamado survival money, tornando-se sócia da startup até o momento em que sua participação é vendida para investidores ou empresas

As aceleradoras podem participar de qualquer estágio de desenvolvimento da empresa, atuando de 3 meses há um ano. Os programas de aceleração são, normalmente, pagos a partir de um percentual da empresa acelerada. Os valores variam para cada local, mas ficam em torno de 5% a 20% no Brasil.

Vale a pena?

Segundo um levantamento feito pela  Startupi em 2015 com quinze aceleradoras associadas da casa, 266 empresas passaram pelos programas de aceleração brasileiros nos últimos três anos. As aceleradoras investiram 11 milhões de reais nesses negócios, investidores e fundos de capital investiram mais 77 milhões de reais nessas startups, 592 empreendedores participaram desses programas de aceleração, 923 postos de trabalhos foram gerados. 75% das startups aceleradas têm produtos lançados no mercado e já faturaram, juntas, 36 milhões em 2014. Você pode ver mais sobre o mapa de aceleradoras no Brasil aqui.

Para que a aceleradora de empresas seja benéfica ao negócio, é importante que o modelo da organização seja escalável, ou seja, que a receita possa crescer sem um aumento proporcional dos custos. Além disso, a escolha da aceleradora é importante ponto de decisão, pois cada uma possui uma qualidade específica de desenvolvimento.

Ao criar uma parceria de negócio com uma aceleradora, é fundamental ter em mente que, diferente das incubadoras, as aceleradoras de empresas não estarão apoiando sua organização por longos períodos. Por isso, é importante entrar nesses programas com a ideia de entender como desenvolver seu negócio por conta própria depois do apoio de investimentos e contatos, sem ficar pulando de uma aceleradora para outra.

Se você tem uma startup que está em busca de uma inovação radical ou de um modelo de negócios escalável e repetível, procurar uma aceleradora pode ser o que falta para você crescer. Conheça algumas aceleradoras brasileiras que podem te ajudar nisso aqui.

 

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.