planejamento financeiro

Comece o ano com um planejamento financeiro para sua empresa

Você começa todo ano preocupado com as previsões financeiras de curto e longo prazo de sua empresa? Na época de crise que estamos vivendo, é importante se preparar com estratégias que considerem sua situação atual e o cenário do mercado para orientar as tomadas de decisão.

O planejamento financeiro é uma ferramenta de gestão essencial para o começo de novos ciclos, como forma de estudar os possíveis caminhos para atingir objetivos e continuar sobrevivendo no seu setor.

Do que se trata o planejamento financeiro?

Na prática, o planejamento financeiro reúne um conjunto de ações e controles, desde acompanhar contas até preparar orçamentos, tudo em prol do monitoramento e melhor desempenho das finanças da empresa. Isso trata da gestão do fluxo de caixa e a idealização orçamentária da empresa.

O primeiro passo do planejamento financeiro é fazer um orçamento anual. Comece fazendo uma estimativa do quanto irá receber e gastar, com base no histórico de sua empresa. Seja realista e sempre dê preferência para um cenário mais pessimista. A partir daí, é preciso começar o registro regular de todas as operações financeiras, da forma que se encaixar melhor para o seu negócio. Para isso, a ajuda de um consultor financeiro pode ser muito válida.

As metodologias de planejamento financeiro

Não existe só uma maneira de organizar seu planejamento financeiro. Você pode escolher uma metodologia ou usar uma combinação delas, como a 5W2H e as sete perguntas que guiarão os passos (o que será feito, quando, onde, como, por quem, por qual motivo e com que custo) e a Análise SWOT, bastante útil para definir pontos fortes e fracos da sua empresa frente à concorrência. Sua escolha irá depender do seu modelo de negócio e objetivos.

planejamento financeiro
Metodologia 5W2H para o planejamento financeiro.
planejamento financeiro
Análise SWOT para o planejamento financeiro.

Mesmo se você já for um empreendedor experiente, terá que pensar na organização do fluxo de caixa, na necessidade do capital de giro, nos processos de contas a pagar e a receber, entre outros. Essas características refletem em como a empresa vai agir durante todo o ano e, as consequências dessas ações poderão ser contabilizadas em um momento seguinte. Com o planejamento financeiro você poderá:

  • Definir objetivos e métricas que reflitam suas previsões;
  • Mapear as ações necessárias para chegar aos objetivos;
  • Criar um cronograma realista dessas ações;
  • Dividir as tarefas conforme as responsabilidades de sua equipe;
  • Mensurar dados;
  • Documentar ações para que sejam analisadas futuramente.

Com um planejamento financeiro eficiente, você verá suas ações se refletindo em um crescimento verdadeiro e saudável para a sua empresa. Prepare sua equipe, marque uma data e coloque a mão na massa para começar o ano consciente de sua presença no mercado!

 

You May Also Like

Como vender recarga Spotify?

Como vender recarga de Bilhete Único – SP?

Como fazer consulta veicular?

Como fazer consulta de documentos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *