Como deve ser a comissão de vendas para funcionários da minha loja?

Apesar de muitos comerciantes negarem, a comissão de vendas é uma ótima forma de manter seus vendedores e funcionários motivados para trabalhar com dedicação. Os vendedores são parte essencial de seu comércio, sendo a principal impressão que seus consumidores vão levar do negócio. Por esses e outros motivos, eles merecem fazer parte dos ganhos que dizem respeito ao trabalho que prestam. Mas como gerenciar essa comissão?

Para definir um valor e um tipo certo de comissão de vendas, é preciso analisar e compreender a realidade do negócio e o perfil dos funcionários. Fazer com que todos eles se sintam satisfeitos irá auxiliar drasticamente na qualidade do serviço oferecidos.

Como aplicar comissão de vendas

Para determinar o sistema de recompensas, o trabalho da contabilidade é um importante aliado. Com ele, você poderá avaliar a real contribuição que cada venda proporciona, permitindo uma distribuição mais adequada e justa desses benefícios. A comissão de vendas pode seguir um dos modelos a seguir:

Comissão proporcional às vendas: quem vender ganha, quem não vender não recebe nada. Normalmente utilizado por profissionais autônomos que cobram preços fixos por trabalho. A esse tipo de profissional não deve ser exigido um comprometimento além da venda, como cumprimento de horários de expediente ou estabelecimento de metas.

Salário fixo + bônus: nesse caso, funcionários são contratados com o valor fixo de pelo menos um salário mínimo e recebem bônus de acordo com o número de vendas que realizam. Esse modelo é adequado para negócios que tenham receitas recorrentes e precisam manter um bom relacionamento com os clientes. O desafio é fazer um balanço entre a remuneração e as comissões.

Misto: para algumas empresas, é preciso ter funcionários tanto pelo modelo de comissão proporcional às vendas, quanto contratados com salário fixo. Um exemplo são restaurantes, que precisam ter pelo menos um funcionário comprometido diariamente, mas podem contratar autônomos em dia de pico.

Decidir o melhor tipo de comissão de vendas para os seus funcionários vai de acordo com seu modelo de negócio, realidade e estratégia que quer abordar. O importante é se adequar às expectativas de quem trabalha com você para ter um bom relacionamento com seus funcionários e, por consequência, levar bons atendimentos aos clientes de sua loja.

 

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