Como é feito o controle de estoque da sua empresa? - Maquineta Rede Celcoin
controle de estoque

Como é feito o controle de estoque da sua empresa?

O estoque é como o coração de uma empresa. Nele que é mantido tudo aquilo que movimenta e faz o negócio existir. Se desde o início de um comércio não existe um planejamento de estoque que faça tudo funcionar como deve: do fornecedor para o depósito para as prateleiras e para as mãos do consumidor, o risco de falência é muito maior.

Por que ter um bom controle de estoque na sua loja?

Quando existe controle e organização dentro de um estoque, é muito mais fácil reduzir custos com perdas e aumentar as vendas da loja.

A reposição é a parte mais importante de todos os processos. Se o produto mais buscado por seus consumidores não é reposto assim que chega ao fim, a tendência é que seus lucros diminuam consideravelmente e a imagem de sua marca perca um pouco da força. Da mesma forma, se um produto passa do prazo de validade e não é substituído por novos itens, as consequências podem ser drásticas.

Como melhorar o controle de estoque?

O primeiro passo é realizar um planejamento de reposição baseado no comportamento de suas vendas. No início de um negócio isso pode ser difícil e gerar erros, mas é só com eles que será possível medir qual será o número de cada produto necessário mensalmente e prever um crescimento regular com o passar do tempo.

Para que esses produtos cheguem nas datas previstas e com a qualidade esperada, é extremamente importante estreitar sua parceria com fornecedores. A melhor estratégia aqui é testar. Procure os melhores fornecedores do mercado e veja qual se adequa melhor ao seu negócio.

Além disso, tenha sempre um estoque de segurança, uma reserva técnica de produtos para garantir as necessidades quando houver um aumento inesperado de demanda. Para que tudo isso funcione de forma adequada, você precisa registrar todas as suas vendas e ter uma equipe capacitada para lidar com imprevistos.

Se sua empresa precisa lidar com um estoque muito grande de produtos, considere a contratação de um software de controle de estoque e automação comercial. Alguns dos melhores nomes do mercado nacional são o ContaAzul, EasyStore, Lexos e GranMoney.

 

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.