Como reduzir custos em pequenas empresas?

Em um pequeno negócio, os custos do dia a dia e as despesas feitas sem planejamento podem fazer uma grande diferença no orçamento. Por isso, cortar gastos onde for possível torna-se essencial para economizar e ter um pouco mais de verba disponível para a empresa. Confira a seguir algumas dicas que ajudarão você a reduzir custos do seu estabelecimento.

Economize nas contas

Um primeiro passo que você pode dar para reduzir custos é economizar nas contas. E isso pode ser feito com pequenas mudanças: se possível aproveitar a luz natural, trocar as lâmpadas incandescentes pelas de LED, trocar o plano de telefone por outro mais barato… Avalie os gastos da sua empresa e pense em tudo que pode ser cortado ou reduzido.

Compre equipamentos usados

Se você está montando o seu negócio agora ou pensa em renovar o ambiente, uma boa ideia é comprar equipamentos usados (mas em boas condições). Isso porque a compra de equipamentos e móveis pode gerar um alto custo. Assim, optar pelos usados é uma ótima forma de reduzir custos e você pode trocar os itens aos poucos e quando for necessário.

Diminua o uso de papel

A curto prazo, os custos com papel, tintas de impressora, suprimentos e postagens podem parecer pequenos, mas ao longo do tempo podem gerar uma grande despesa. Por isso, uma ótima opção para reduzir custos é fazer o máximo de transações pelo meio online e deixar a impressão apenas para documentos estritamente necessários.

Planeje melhor suas compras

Uma boa ideia para reduzir custos é planejar melhor suas compras e pesquisar. Seja com fornecedores, produtos de limpeza, materiais de escritório… O ideal é fazer uma boa pesquisa de preço e até negociar para ver se consegue descontos. Assim você consegue fazer pequenos cortes e terá um dinheiro a mais para coisas mais importantes.

Tenha um orçamento de negócios

Um plano de orçamento do seu negócio pode ser uma ferramenta poderosa na hora de reduzir custos. Isso porque este documento ou tabela permite que você tenha uma visão clara e completa do que entra e do que sai da empresa mensalmente. E assim você pode tomar decisões financeiras de forma mais eficiente.

Reduza os gastos do cartão de crédito

Reduzir custos com o cartão de crédito da empresa pode não apresentar resultados no curto prazo, mas podem fazer uma grande diferença para a saúde financeira da empresa ao longo do tempo. Isso porque desta maneira, você consegue trabalhar melhor com as taxas dos bancos e planejar melhor as despesas futuras.

Renegocie com os fornecedores e bancos

Uma ótima maneira de reduzir custos é tentar uma renegociação com seus fornecedores e bancos. Você pode fazer uma pesquisa de preço e tarifas bancárias e apresentar os valores mais baixos para o seu fornecedor e gerente, conversando com eles sobre a possibilidade de reduzir alguns custos e mesmo ganhar algum desconto.

Considere fazer permutas

Fazer permuta de produtos ou serviços é uma ótima maneira de conseguir algo para a empresa sem colocar a mão no bolso. Por isso, uma boa forma de reduzir custos é oferecer algo que uma pessoa ou empresa precisa e tentar trocar por algo que ela tenha e que seja útil para seu negócio.

Utilize campanhas de marketing online

Se a sua empresa não investe em marketing digital, ela está perdendo grandes chances de alcançar resultados rápidos sem grandes investimentos. Isso porque a internet permite que você faça campanhas com bastante resultado e um investimento baixo e esta é uma ótima maneira de aumentar os lucros! Por exemplo: você pode manter um blog, investir nas redes sociais ou divulgar anúncios online.

 

You May Also Like

Como a localização da sua empresa pode impactar nas vendas

Como o MEI e o simples favorecem o micro-empreendedor

Temos Vagas | Assistente Administrativo

Temos Vagas | Analista de UX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *