Controle de estoque: como finalizar e começar o ano sem problemas

Se você tem um comércio há mais de um ano, provavelmente já sabe que é muito importante ter um estoque organizado e preparado para atender a demanda dos clientes no final do ano. As vendas aumentam consideravelmente e não se planejar é sinônimo de perder muitos clientes e trazer experiências ruins.

Faltar ou exagerar na quantidade de produtos será uma dor de cabeça para você no ano que está por vir, por isso é importante se estar atento para ter o equilíbrio ideal. Não sabe exatamente como alcançar esse equilíbrio? A gente te ajuda.

Planeje por itens de maior procura

Garanta a presença em maiores quantidades dos itens que têm maior procura. Para isso, se baseie nas vendas de anos anteriores e em pesquisas de mercado.

Tenha bons fornecedores

Não escolha seus fornecedores apenas pelo preço. Especialmente nessa época do ano, flexibilidade e tempo de entrega são fatores mais importantes para que você não corra o risco de ter produtos faltando no seu estoque.

Registre todos os produtos

Controlar as movimentações de saída e entrada é o principal ponto para saber exatamente quantos itens ainda estão disponíveis e informar o seu cliente disso. Dependendo do tamanho do seu negócio, opte por adotar um sistema de gestão de estoque que faça isso de forma automática e mais eficiente.

Organize seus produtos

Para facilitar esse registro, tenha seus produtos organizados no estoque de forma lógica. Pode ser por categorias, cores, códigos, enfim, da maneira que for mais fácil para ser encontrado.

Acompanhe as vendas

Mesmo que você tenha se planejado antecipadamente, esteja preparado para imprevistos. Permaneça sempre atento, mapeando as vendas de cada produto e analisando quais irão precisar de um maior número. Deixe seu fornecedor avisado de possíveis necessidades e resolva tudo fazendo o melhor possível.

Esteja preparado para uma queima de estoque

Algum produto ficou encalhado durante o período de férias? Planeje boas promoções para uma queima de estoque que não prejudique seu orçamento, mas que facilite e impulsione suas vendas no começo do ano.

 

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