Como montar seu estoque com a curva ABC | Maquineta Rede Celcoin

Regra da curva ABC: como montar o estoque do seu negócio e evitar desperdícios?

Você já passou pela situação de ir comprar algo em um estabelecimento e o produto simplesmente não estar mais disponível? Então, como consumidor, você sabe como essa pode ser uma situação chata. 

Agora, se você empreende, com certeza conhece a capacidade que um estoque insuficiente tem de causar prejuízo. Afinal, é péssimo deixar de vender por não ter o item solicitado em loja: além de não faturar, você ainda corre o risco de perder credibilidade com alguns clientes. Por isso, o controle de estoque é um dos fatores mais importantes para os negócios que desejam crescer e lucrar cada vez mais.

Entretanto, fazer as compras para o estoque do seu estabelecimento ou loja virtual nem sempre é uma tarefa fácil. Para te ajudar a evitar desperdícios e abastecer seu negócio de maneira mais eficiente, viemos te explicar tudo sobre uma dica super útil: a regra da curva ABC.

O que é a regra da curva ABC?

A curva ABC é, basicamente, uma técnica criada para classificar informações por prioridade. Portanto, é um conceito que aparece em várias áreas do conhecimento, e acabou se tornando muito útil na administração de estoques. Afinal, montar um bom estoque necessariamente envolve fazer escolhas baseadas em importância, certo?

Pense, por exemplo, naquelas ocasiões em que você investiu dinheiro em um produto com a certeza de que ele iria vender bastante e acabou se decepcionando com a realidade. E quando você percebeu que um dos itens mais vendidos do estabelecimento estava começando a faltar?

Para evitar esse tipo de frustração, a curva ABC te ajuda a classificar a ordem de prioridade dos produtos dividindo-os em três categorias de importância, de acordo com a participação que eles têm no faturamento da sua empresa.

Como montar o estoque com eficiência usando curva ABC?

Para analisar a curva ABC dos seus produtos, você precisará analisar como é composto o seu faturamento. Em outras palavras, o primeiro passo é observar de onde vem o dinheiro que entra no caixa, isto é, quais itens mais te dão lucro. Portanto, primeiro, faça uma lista dos produtos ou serviços que você vende e organize-a em forma de ranking, colocando no topo os itens que representam uma parte maior do faturamento.

Agora, olhando para essa tabela, pense: quais produtos são responsáveis por 80% do faturamento? Bem, são esses que vão entrar na primeira classificação da sua curva. É com esse critério que você vai definir os produtos da forma como explicamos abaixo.

Classe A

Os produtos de classe A são aqueles que geram 80% do seu valor de faturamento. Se você fatura R$ 10.000,00 por mês, por exemplo, veja quais produtos são os protagonistas que te ajudam a fazer R$ 8.000,00 mais rápido.

Essas são as mercadorias que precisam ser tratadas como prioridade. Afinal, são os carros-chefes do seu negócio, os produtos que merecem mais atenção e nunca podem estar em falta.

Classe B

Os produtos categorizados como classe B são intermediários. Eles merecem investimento, mas não podem ocupar tanto espaço assim no seu estoque. 

Aqui, entram os itens que representam 15% do seu volume total de vendas. 

Classe C

Os produtos de classe C são responsáveis por apenas 5% do seu faturamento. Em outras palavras, são as opções que menos chamam a atenção dos clientes e, portanto, não têm uma participação muito expressiva no volume de vendas.

Para evitar estoque parado, é interessante que você armazene o mínimo possível de produtos de classe C. Aliás, também vale a pena aproveitar essa classificação para fazer uma reavaliação: questione se vale a pena manter esses produtos no estoque ou se faz mais sentido tirá-los do seu catálogo.

Sugestões para usar a curva ABC no estoque

Como demonstramos, o conhecimento da curva ABC pode te ajudar no seu planejamento de compras. Afinal, com ela, você consegue decidir quais itens adquirir em maiores quantidades. Entretanto, um erro comum entre empreendedores que começam a usar essa técnica é não se atentar a um ponto importante: a sazonalidade e a validade dos produtos.

Tente analisar a média de saída dos seus produtos de classe A, isto é, quanto tempo eles costumam passar na prateleira até serem vendidos. Assim, você evita a situação desagradável de comprar uma quantidade enorme de itens que podem acabar vencendo, mesmo que sejam opções populares no seu negócio. 

Além disso, lembre-se de estudar e refazer a curva ABC constantemente, algumas vezes por ano. Afinal, por conta da sazonalidade, é comum que os produtos mudem de relevância ao longo dos meses: algumas coisas vendem melhor durante períodos específicos. Isso sem falar nos casos em que um produto simplesmente perde popularidade no mercado e é substituído por outras coisas no gosto do consumidor. Portanto, lembre-se de revisar a curva ABC com alguma frequência para ver se suas análises continuam válidas.

Formas de aumentar o lucro sem se preocupar com estoque

E aí, gostou de saber como organizar seu estoque com mais eficiência?

Com a técnica da curva ABC, você corta gastos desnecessários na montagem do estoque e ainda planeja melhor suas vendas e ações de marketing. E se ainda quiser mais uma dica boa para melhorar as finanças do seu negócio, aqui vai uma sugestão: que tal oferecer mais opções aos seus clientes sem depender de estoque?

Pois é, você pode fazer isso disponibilizando serviços diferenciados no seu negócio por meio do aplicativo Rede Celcoin. Com ele, seus compradores podem recorrer a você para realizar tarefas do dia a dia como pagar contas, recarregar os créditos do celular e até mesmo comprar passagens. A cada serviço vendido, você ganha um bônus que ajuda a fortalecer o faturamento no final do mês. Se quiser saber mais, basta clicar aqui e conhecer as funcionalidades disponíveis ou baixar o aplicativo para começar a alavancar suas vendas.

Ah, e para ficar de olho nas melhores dicas de empreendedorismo e finanças, não deixe de acompanhar nossos conteúdos aqui no Blog da Maquineta Rede Celcoin!

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