Empreendedorismo Feminino: 5 dicas para mulheres empreendedoras

Empreendedorismo Feminino: 5 dicas para mulheres empreendedoras

O número de mulheres empreendedoras aumenta a cada dia no Brasil. Desde que elas começaram a ter espaço no mercado de trabalho, as mulheres buscam maneiras de estarem presentes e fazerem a diferença no mundo.

Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, o Brasil é um dos sete países que mais apresentam mulheres empreendedoras. De um total de 52 milhões de empreendedores, 30 milhões são do sexo feminino, ou seja, mais da metade.

Continue neste artigo e conheça o empreendedorismo feminino, exemplos de empreendedoras brasileiras e algumas dicas para começar nessa área!

O que é empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino está relacionado a todo negócio criado e gerenciado por mulheres. Mas o cenário é bem mais abrangente. O conceito também se refere à coragem que elas têm de enfrentar esse desafio, conciliar vida pessoal e vida profissional e gerar mais empregos a mais mulheres que possuem os mesmos objetivos.

As mulheres brasileiras conquistaram inúmeros direitos no século XX. Em 1932, foi concedido o direito de voto a elas e, até 1962, mulheres casadas precisavam da autorização de seus maridos para trabalhar fora. Após os anos 60, elas também foram permitidas a abrir contas bancárias e registrar empresas.

Atualmente, elas ocupam 57% do total de empreendedores no país. E, no caso dos microempreendedores individuais (MEIs), as mulheres são quase metade dessa lista, ocupando maiores espaços nos setores de beleza e moda. Esses números são muito importantes na discussão sobre igualdade de gênero.

5 Dicas para mulheres que desejam empreender

Você sabia que quatro entre 10 lares brasileiros são chefiados por mulheres que sustentam a família? Pois é, o empreendedorismo feminino está ali para possibilitar maiores oportunidades de trabalho, maior liberdade financeira e mais empregos.

Confira a seguir 5 dicas para mulheres que desejam entrar no mundo do empreendedorismo:

1. Tenha um propósito

Se identificar com o que você irá empreender é fundamental para que você realize as atividades com incentivo e amor. Dessa forma, ter um propósito é também atentar-se ao motivo pelo qual a sua empresa existe e por que ela é relevante. Isso também contribui para a criação de uma conexão real com o seu público.

2. Abuse da criatividade

Empreender requer uma visão diferente ao olhar em seu entorno e encontrar oportunidades inovadoras de fazer negócio. O mercado está em constante mudança e identificar uma nova necessidade do consumidor pode prosperar a sua ideia, lembrando que isso também contribui para que os clientes se identifiquem com a sua marca.

3. Administre o seu tempo

Empreender também requer saber gerenciar o seu tempo em busca de maior produtividade. Dessa forma, o planejamento de atividades, incluindo priorizar algumas ações e delegar funções, é essencial para o sucesso do seu empreendimento.

4. Seja comunicativa

Ser comunicativa é a alma do negócio. Atender os seus clientes de forma humanizada é importante para que eles tenham uma ótima experiência com a sua marca, seja online ou presencial. Não é apenas vender produtos e serviços, mas sim possibilitar vivências, sensações e sentimentos.

5. Crie uma rede de apoio

A troca de experiências com outras mulheres, o chamado networking, é muito importante para o sucesso do seu negócio. Além de apoiarem umas às outras, é também possível identificar pontos a melhorar no seu empreendimento. Isso pode ser realizado em grupos de discussão, eventos de empreendedorismo e perfis nas redes sociais.

Algumas das principais empreendedoras no Brasil

No nosso país, temos grandes nomes de destaque quando falamos de empreendedorismo feminino. São mulheres que conciliaram a vida pessoal e a vida profissional, começaram pequenos negócios e desconstruíram barreiras sociais, tornando-se grandes referências. 

Conheça algumas mulheres que servem como inspiração para todas as empreendedoras:

Luiza Trajano

Luiza Trajano é uma definição de empreendedora de sucesso no Brasil. Ela comandou o Magazine Luiza por 24 anos, uma das maiores lojas de varejo do país. O sucesso foi tanto que a marca está presente em mais de 800 cidades, em 21 estados. 

Zica Assis

Zica Assis é uma cabeleireira que fundou um salão de beleza focado em mulheres de cabelos cacheados e crespos, o Beleza Natural. Além dos serviços de beleza, a marca também comercializa cosméticos próprios para esse tipo de cabelo. A rede conta com 38 unidades de negócio no Sudeste e na Bahia.

Ana Fontes

Ana Fontes é fundadora da Rede Mulher Empreendedora, uma plataforma para compartilhar conteúdo sobre empreendedorismo e divulgar empresas fundadas e lideradas por mulheres. Mais de 9 milhões de empreendedoras já foram impactadas, além de R$33 milhões gerados.

Cristina Junqueira

Cristina Junqueira é uma das fundadoras do Nubank. Após experiências anteriores no Itaú e no Unibanco, ela decidiu inovar e fundar a principal referência de banco digital no Brasil, junto com outros dois sócios.

Veja como a Rede Celcoin também pode fazer parte de sua história de sucesso no empreendedorismo, assim como já fez com milhares de homens e mulheres!

A Rede Celcoin possibilita que as mulheres atuem de suas casas ou de onde quiserem, realizando recargas, transações, pagamentos de contas, vendas de passagens e muito mais. Se você ainda não é uma Agente Rede Celcoin, baixe já o nosso aplicativo e ofereça alguns dos serviços mais procurados de todo o país!

Imagem de Freepik

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.