Empresa sustentável: 7 dicas para aplicar agora - Maquineta Rede Celcoin

Empresa sustentável: 7 dicas para aplicar agora

A preocupação com o meio ambiente e a saúde do planeta cresce à cada dia. Chegamos a um estágio onde os clientes pesquisam mais sobre as empresas, suas ações e se elas estão alinhadas com a sustentabilidade. E é por este e outros motivos que o seu pequeno negócio precisa entrar nesta onda também e fazer as mudanças necessárias para ser mais sustentável.

Quer saber como deixar a sua empresa sustentável? Então confira e coloque em prática as dicas a seguir!

Evite usar descartáveis

Um primeiro passo que você pode tomar para tornar sua empresa sustentável é deixar de usar ao máximo os objetos descartáveis. Por exemplo o copo plástico. Às vezes utilizamos diversos copinhos em um único dia e vemos um material que demora anos para se decompor indo para o lixo em segundos. O que você pode fazer é trocar estes copinhos por uma caneca, garrafa ou outros itens laváveis, por exemplo.

Reduza o uso de papel

Outra forma de deixar sua empresa sustentável é reduzindo ao máximo o uso de papel. Assim, evita-se a formação de mais lixo, o gasto de energia com impressão e aquele acúmulo de papelada! Lembre-se que muitos documentos podem ser lidos e muitas tarefas podem ser feitas pelo computador ou celular. Então, ao invés de imprimir, você pode enviar tudo pelo meio online e deixar para usar o papel só quando não tiver outra alternativa.

Analise sua infraestrutura

A infraestrutura da sua empresa também pode ser mais amiga do planeta. Você pode começar dando mais atenção para a manutenção do seu estabelecimento. Verifique se não existem vazamentos de água ou pontos com desperdícios de energia. Você ainda pode aproveitar o máximo possível a luz natural e deixar luzes apagadas ou trocar as lâmpadas convencionais pelas de LED. Estas pequenas ações já fazem a diferença para deixar a sua empresa sustentável.

Utilize e incentive o uso de transportes alternativos

A ida para o trabalho e a volta para a casa também podem mudar um pouquinho para contribuir para uma empresa sustentável. Uma ótima maneira de fazer isso é escolhendo fazer os trajetos com transportes alternativos. Mas, caso você precise do carro, pode criar um programa de caronas e juntar pessoas que morem perto e tenham horários parecidos para se deslocarem juntas.

Saiba escolher fornecedores

Dificilmente uma empresa atuará isolada no mercado. Afinal, um negócio precisa contar com fornecedores para crescer. Pensando nisso, a preocupação com o meio ambiente e com a formação de uma empresa sustentável deve se estender à estes fornecedores também. Converse com os seus contatos atuais para ver se eles promovem alguma ação ambiental ou têm certificações. O mesmo pode ser feitos com futuros parceiros comerciais também.

Recicle e reutilize

É papel de uma empresa sustentável gerar o mínimo de lixo possível. E uma maneira de fazer isso é reciclando e reutilizando o que você já tem. Você pode reciclar papeis, cartuchos de impressora, equipamentos eletrônicos quebrados etc. E sabe aqueles equipamentos ou objetos parados? Você pode doá-los ou pensar em uma nova forma de reutilizá-los. O importante é comprar o mínimo, desperdiçar o mínimo e reutilizar sempre que possível!

Conscientize e informe os clientes

As ações que você toma para deixar sua empresa sustentável, além de beneficiar o planeta, causam uma boa impressão na mente do clientes. Mas você precisa mostrar que a mudança é real. Você pode começar oferecendo opções eletrônicas ao invés de em papel como extratos e comprovantes, e incentivar o uso de sacolas retornáveis. Pense em estratégias que funcionam para o seu negócio e que trarão bons resultados para você, seus clientes e o planeta.

 

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.