Empresas sustentáveis: por que fazer parte desse movimento

Nas últimas duas décadas, a sustentabilidade tornou-se mais do que uma moda ou apenas uma palavra conhecida. Pesquisas mostram que a sustentabilidade traz benefícios reais para os negócios quando conscientemente integrada às operações de negócios.

Existem diversos motivos para fazer parte do movimento de empresas sustentáveis, desde cuidar do meio ambiente até obter mais lucro. Cinco das principais vantagens para praticar a sustentabilidade na sua empresa são:

Melhor imagem de marca e vantagem competitiva

Pesquisando mais de 53.000 consumidores dos EUA, o Natural Marketing Institute descobriu que 58% dos consumidores consideram o impacto de uma empresa no meio ambiente ao considerar onde adquirir bens e serviços e têm maior probabilidade de comprar de empresas que praticam hábitos sustentáveis. Isso se traduz em uma base de clientes de 68 milhões de americanos que estão favoravelmente predispostos a empresas que apresentam históricos positivos em valores pessoais, sociais e ambientais. O Cause Marketing Forum relata que os consumidores também favorecem empresas que apoiam ativamente suas comunidades: as empresas ficam bem fazendo o bem.

A melhoria da conscientização da marca por meio do “fazer o bem” está se tornando um dos pilares das campanhas publicitárias. O incentivo e a prática para conservar recursos não apenas melhoram o conhecimento da marca, mas também penetram em um nível mais profundo para os funcionários, suas famílias e além. A oportunidade de melhorar a imagem da marca é perdida se a empresa não fizer o que prega.

Aumentar a produtividade e reduzir custos

As práticas comerciais sustentáveis ??contribuem para o lucro das empresas. O desenvolvimento de práticas de negócios sustentáveis ??se presta a uma operação eficiente que simplifica o esforço e conserva os recursos, o que aumenta a produtividade dos funcionários e reduz os custos. Reduzir custos também engloba estratégias de conservação de energia que podem ser tão simples quanto desligar luzes desnecessárias e paredes isolantes para esforços mais sofisticados, como a instalação de sistemas geotérmicos de aquecimento e resfriamento. Os esforços com maior impacto geral provavelmente serão mais caros de implementar, mas os resultados a longo prazo justificam o investimento.

Aumentar a capacidade de negócios para cumprir a regulamentação

Com toda a discussão sobre a mudança climática, a redução dos recursos energéticos e o impacto ambiental, não é surpresa que as agências do governo estadual e federal estejam aprovando regulamentações para proteger o meio ambiente. A integração da sustentabilidade ao seu negócio irá posicioná-lo para atender às mudanças nas regulamentações em tempo hábil.

Atrair funcionários e investidores

As pessoas gostam de estar associadas às gerações positivas, especialmente as mais jovens, criadas com base em uma dieta constante de mensagens de proteção ambiental. Eles não querem estar ligados a empresas envolvidas em desastres ecológicos e escândalos de bem-estar social. Mostre a sua empresa como respeitosa do meio ambiente e de seus funcionários e ela atrairá o nível de pessoas que você deseja empregar e os fundos que sua empresa precisa para expandir.

Reduzir o desperdício

Este é provavelmente o objetivo mais simples e óbvio de se envolver em práticas sustentáveis. Começando na década de 1990 com escritórios coletando latas vazias para reciclagem, o esforço cresceu para abranger a mitigação de resíduos no papel (conservando árvores e habitats florestais), valorizando a engenharia dos produtos (retrabalhando ou desenvolvendo novos processos que usam menos matéria-prima), a mudança de lâmpadas incandescentes para luzes LED (maior eficiência combinada com menos lâmpadas utilizadas).

O velho ditado de que qualquer coisa fácil demais não vale a pena também se aplica à sustentabilidade. É preciso dedicação, comprometimento e acompanhamento da diretoria executiva e dos funcionários para embarcar no conceito de sustentabilidade e torná-lo bem-sucedido. No entanto, se a sua empresa puder fazê-lo, a moral e a produtividade melhorarão mesmo quando as vendas diminuírem. E a vitória é de todos.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *