Entenda a importância da tomada de decisão em seu negócio

Entenda a importância da tomada de decisão em seu negócio

A tomada de decisão é um processo crucial a ser realizado nas empresas, sendo capaz de impedir prejuízos e melhorar o funcionamento das suas atividades empresariais. Este processo pode ser simples ou complexo – sendo relativo ao grau de importância, objetivo a ser alcançado efeito da escolha em cada cenário suposto. Por este motivo, iremos elucidar alguns pontos sobre a tomada de decisão.

 

Por que a tomada de decisão é importante?

Imagine este primeiro cenário: você quer economizar nas despesas do seu comércio. Para isso, você realiza uma análise e percebe que a melhor alternativa é trocar por lâmpadas mais econômicas, mas que a longo prazo, trará uma economia relevante para seu negócio.

Agora imagine este outro cenário: surge a oportunidade do seu estabelecimento mudar-se para uma região mais movimentada. Está em suas mãos a decisão de analisar qual será a melhor opção: começar em uma nova localização e atrair novos clientes ou permanecer e continuar vendendo seus produtos e serviços para seus clientes fidelizados.

Percebe-se que as situações acima possuem magnitudes diferentes quanto a sua resolução, mas ambos casos precisam de cautela ao tomar adecisão. Deve-se analisar os prós e contras de cada alternativa, de maneira a não impactar negativamente a decisão em seu negócio e seguindo de maneira próspera o seu estabelecimento. Para ter um resultado efetivo em sua tomada de decisão, existem algumas premissas que podem  ser seguidas.

 

Como realizar uma boa tomada de decisão?

Quanto mais informações tiver, mais fácil será encontrar a solução mais adequada para cada situação. Por isso, dividimos as principais etapas:

  • Faça a definição:  Identifique o problema ou oportunidade e qual é seu objetivo final para enxergar a situação com clareza de maneira holística. Tente não se apegar na “paixão” pelo negócio, pois às vezes não querer enxergar os fatos como são, nos faz tomar decisões erradas por conta de cegueira organizacional;
  • Crie alternativas de resolução: reúna dados e ideias para formar as possíveis ações a serem executadas e potenciais impactos de cada alternativa. É importante se antecipar aos potenciais resultados positivos, mas é super importante elencar os diversos pontos negativos da decisão;
  • Analise as alternativas: faça um comparativo dos pontos positivos e negativos de cada alternativa e projete as consequências prováveis de cada uma. Seja criterioso(a) com todos os dados disponíveis. Feito isso, escolha a melhor opção.
  • Planeje e execute: tire da teoria e coloque em ação o que foi estudado e decidido. Não deixe o medo te impedir de realizar uma mudança ou aproveitar uma oportunidade;
  • Monitore os resultados: avalie a eficácia da sua escolha e lembre-se que cada decisão é uma oportunidade de aprendizado.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe nos comentários o que você faz para tomar as melhores decisões para o seu negócio. 

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