Fidelização de clientes – Como aplicar no seu negócio

A prospecção de novos clientes é necessária para o seu empreendimento, e tê-los fidelizados é ainda melhor – além de sempre retornarem ao seu negócio, são potenciais influenciadores positivos sobre seus produtos e serviços, além de promovarem engajamento ao compartilhar suas experiências. Por isso, aqui vai algumas técnicas para você começar a aplicar Fidelização de Clientes em seu negócio e ganhar (mais) fãs!

Conheça o seu cliente

Para o bom funcionamento de qualquer empresa é importante ter conhecimento sobre o perfil do seus clientes, o comportamento e hábitos. Com isso, será possível compreender suas expectativas com as marcas, o que buscam, suas preferências e como gostam de ser abordados. Lembre-se  que é necessário o máximo de dados para oferecer a melhor experiência de compra.

Realizar esse estudo também fará com que você direcione o foco para o cliente certo, evitando o investimento de dinheiro e recurso sem algo que não trará retorno.

Um atendimento excepcional

Embora seja uma dica simples, é importante recordar: seu cliente quer ser bem atendido em todas as etapas da jornada de compra. Para isso, é importante ser claro, cordial e simpático. 

Um bom método para essa ação funcionar é aplicar a teoria da pirâmide invertida, a qual diz que os esforços dentro de uma empresa são destinados especialmente aos clientes, que localizam-se no topo da pirâmide. Vendedores, líderes e gestores posicionam-se como base que sustenta toda a estratégia do bom atendimento.

Dê ouvidos ao seu cliente

Saber a satisfação do seu cliente a respeito do seu negócio é fundamental para manter as portas abertas, mesmo que o feedback seja negativo. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Bain & Company, clientes que reclamam e não são atendidos, apenas 46% continuam comprando após o ocorrido. Já aqueles têm suas reclamações resolvidas, 70% permanecem clientes. O número cresce para 90% caso o problema seja resolvido rapidamente. Portanto, uma boa dica para fidelizar seus clientes é atender suas reclamações de maneira ágil.

Fidelizar clientes não é uma missão fácil, mas trará muitas oportunidades para o seu negócio crescer, aumentar a movimentação do caixa e conquistar novos clientes. 

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