8 dicas para melhorar o controle financeiro da sua empresa - Maquineta Rede Celcoin

8 dicas para melhorar o controle financeiro da sua empresa

Para garantir que sua empresa tenha o caixa sempre equilibrado para os momentos de imprevisto, é preciso investir em um bom controle financeiro. Com esta gestão, é possível ter a noção real das entradas e saídas, reservas e riscos que podem impactar a saúde financeira de qualquer empreendimento. Por isso, separamos alguns passos para te ajudar a ter um controle financeiro ideal para o seu negócio:

Planejamento Financeiro

O primeiro passo para uma boa gestão das finanças da sua empresa é a elaboração de um planejamento financeiro anual. É preciso avaliar as planilhas de gastos, pois elas te ajudam a programar o fluxo de caixa da sua empresa em cada período.  As metas e objetivos podem ser categorizados por mês, bimestre, trimestre ou semestre, mas todas as atividades devem estar inclusas.

Projeções

Para um bom controle financeiro empresarial é preciso realizar projeções. As projeções nada mais são do que a antecipação de possíveis cenários para alinhar com a receita da empresa. Para isso é importante ficar atento a 3 aspectos: definir o valor das despesas de cada etapa; manter um volume de estoque correto (nem pouco para não prejudicar, nem muito para evitar prejuízos); e evitar empréstimos.

Negociação de prazos

Os fornecedores são um dos maiores aliados do seu negócio e, por isso, é preciso manter uma boa relação com eles. Uma estratégia para evitar o acúmulo de juros ou contratempos, é tentar uma negociação de prazos para pagamentos quando necessário. Isso garantirá um bom controle financeiro para você e uma relação de confiança com fornecedores ao cumprir com estas negociações de prazo.

Organização

Depois de preparado o planejamento, separe as funções e atividades da sua empresa por área. Deste modo, você consegue criar métricas de avaliação para o desempenho de cada setor. Com esta organização, você cria um panorama mais completo sobre os lucros e prejuízos que são gerados pelo seu negócio. Assim, você pode traçar estratégias para investir no que está bom e melhorar o que não está.

Controle de gastos

Para garantir um controle de gastos perfeito, tudo deve ser registrado: desde a compra de um cafezinho até a aquisição de novos computadores. Também é preciso registrar os gastos fixos e variáveis ou de emergência. Além disso, para evitar gastos desnecessários é preciso manter o fluxo de caixa atualizado, além de pagar suas despesas em dia, o que evita multas e juros.

Pagamentos com desconto

Uma boa dica para quem quer ter ainda mais economia de recursos financeiros é verificar as contas e boletos que oferecem descontos para quem paga antes do vencimento. Com o pagamento com desconto, você antecipa as despesas e ainda reduz gastos. Além disso, antecipando as contas para realizar pagamentos com desconto você pode conquistar crédito e criar uma boa imagem na praça.

Utilize planilhas

As planilhas são uma ótima ferramenta para fazer o controle financeiro empresarial. Elas são acessíveis e podem ser elaboradas de acordo com cada atividade, como fluxo de caixa, controle de estoque, gastos diários, vendas, despesas gerais, etc.  Além disso, você pode acessar as planilhas por qualquer dispositivo, como smartphones e tablets, mesmo sem acesso à internet. E melhor: com elas você ainda economiza tempo e dinheiro.

Automatizar o financeiro

Alguns recursos que podem facilitar ainda mais o dia-a-dia de qualquer empresa com relação ao controle financeiro são os softwares que automatizam processos. Com estes softwares é possível automatizar, por exemplo, o pagamento de mensalidades e boletos e a emissão de notas fiscais. Utilizando estas ferramentas, a sua empresa passa a ter o controle total do fluxo de caixa, automatiza processos, otimiza o tempo e garante projeções mais assertivas.

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.