O que é gestão de inovação e como inserir na empresa - Maquineta Rede Celcoin
gestão de inovação

O que é gestão de inovação e como inserir na empresa

Não fazer mais do mesmo já é obrigatoriedade para as empresas. Com a concorrência subindo cada vez mais em todos os setores, ser mais um no meio da multidão é assinar o fim, mas como trabalhar com o novo?

A gestão de inovação é sobre preparar o seu negócio para aceitar e lidar com as transformações do mercado e do mundo. É mais do que aderir as novas modas tecnologicas: é mudar seu mindset para agir junto com elas e ser parte dessas mudanças.

Como funciona a gestão de inovação?

O primeiro passo para começar a gestão de inovação em sua empresa é entender do que estamos falando quando tratamos de inovação. Não se trata apenas de desenvolver novos equipamentos ou dispositivos ou inserir uma tendência tecnológica no negócio. É sobre fazer parte do movimento que desenvolve novos processos eficientes para empresas.

A gestão da inovação tecnológica é o ato de imaginar uma nova forma de realizar um serviço, mobilizar os recursos disponíveis para alcançar esse objetivo e tornar a organização diferenciada em relação aos seus pares ou concorrentes.

Na maioria das empresas, a tecnologia ainda exerce apenas um papel operacional, facilitando alguns processos. Ainda são poucas as ações feitas em favor de colocar a inovação em todos os setores do negócio, como o motor para melhorar a eficiência, qualidade e lucratividade.

Como fazer a gestão da inovação?

Para isso, é preciso unir três fatores fundamentais: criatividade para gerar novas ideias disruptivas, viabilidade para testar aquelas que tem potencial e demanda para descobrir se seu público realmente precisa e tem interesse no que você tem a oferecer.

Um ambiente propício à inovação coloca ideias em prática todos os dias, estimulando a equipe para que procurem por melhores saídas para cada problema ou situação. É preciso deixar a zona de conforto e dar certa liberdade para que as mentes funcionem e ajam tanto sozinhas quanto em equipe.

Depois de decidir por testar uma ideia, é preciso traçar planos concretos, estruturar um processo e definir métricas para medir a eficiência do que está sendo colocado em prática. Definir um orçamento anual para a inovação, buscar parcerias em empresas de incentivo tecnológico e treinar os colaboradores nesse sentido é um bom jeito de começar.

Quais são os benefícios da gestão de inovação?

Uma empresa pode inovar produtos, processos ou modelos de negócios. Ser capaz de dominar as técnicas e conceitos tecnológicos que auxiliam no negócio é extremamente benéfico para acelerar o crescimento da empresa.

Para além disso, a inovação ajuda a reduzir a burocracia, otimiza processos, reduz prazos, custos e melhora a qualidade de serviços e produtos. Estude seus recursos humanos, financeiros e tecnológicos e comece a fazer a gestão de inovação para vencer a competitividade do mercado com transformação de verdade.

 

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.