O que é pitch: aprenda a vender seu negócio em um minuto
Pensa comigo nessa situação: você está com um projeto incrível nascendo, uma ideia que você sabe que pode dar certo, montou uma apresentação de uma hora para investidores e tem ido atrás dos principais para fazer seu negócio ir para a frente.
Um dia, chegando do trabalho, você encontra no elevador o principal investidor possível com quem estava tentando entrar em contato faz tempo para apresentar sua ideia. Você não tem uma hora para apresentar sua ideia, você tem o tempo de chegar no 11º andar. Um minuto no máximo! Como você apresentaria sua ideia? É para isso que serve o pitch.
O que é pitch?
O pitch é um discurso de venda utilizado para conseguir investimentos para novos projetos, principalmente. O pitch não precisa necessariamente ser essa apresentação de um minuto, ele pode ser uma demonstração em slides e um pouco mais longa de sua ideia, contendo a descrição do problema que ela resolve, a solução, o mercado e a forma que será realizada, assim como os recursos necessários para seguir em frente.
Entretanto, o elevator pitch é uma variação desse discurso para vender uma ideia em poucos segundos e, a partir disso, conseguir mais algum tempinho da atenção dos investidores. O desafio desse tipo de pitch é colocar a essência do negócio em poucas palavras e argumentar de forma convincente.
Como montar seu pitch
Mas será que é mesmo convencer alguém que acabou de saber que sua ideia existe de que ela pode se tornar algo lucrativo e impactante? Sim, é. Para que isso aconteça, entretanto, é útil saber de algumas técnicas que facilitam nesse convencimento.
A primeira delas é ter na ponta da língua a resposta para a pergunta: o que o meu setor, o mundo, eu e meus investidores vão ganhar com minha ideia? Você precisa saber exatamente onde está o valor do que está criando, qual é a oportunidade que está abraçando.
Depois disso, parta para a explicação de para quem isso é importante, uma contextualização breve da situação que te fez ter a ideia e a quem ela beneficia. Só depois disso você vai dizer qual é a solução e o que você está buscando com a conversa.
Essa explicação com certeza não vai abranger todos os aspectos do seu projeto, e nem deve. É apenas um jeito simples e cativante de demonstrar o principal potencial dele e começar a fazer sua proposta. Se for feita do jeito certo, te garanto que você consegue mais uns 30 minutos de conversa para apresentar seus slides maravilhosos.