O que é venda consignada e por que é tão importante para microempresas?

Quando falamos de empresas ou negócios muito pequenos ou individuais, com uma estrutura bastante enxuta, é muito provável que não seja possível manter diversas mercadorias em estoque.

Para lidar com essas contingências e com as necessidades de microempresas no fornecimento de produtos, foi criada a venda consignada.

O que é venda consignada?

A venda consignada existe para diminuir a exposição ao risco para microempresas e empresários individuais, ao adquirir mercadorias para venda em consignação. Ou seja, na venda consignada o vendedor paga ao fornecedor apenas pelo que foi vendido, devolvendo o que não for negociado.

Para quem trabalha com orçamentos apertados ou não possui um espaço adequado para estocar produtos, essa é a melhor solução. A forma mais comum de venda consignada é aquela em que o comerciante concede um espaço em sua loja para o produto. Ou seja, se o seu caso for a produção independente para vender em outras lojas, a partir da consignada você poderá expor seus produtos ganhando uma porcentagem sobre o preço final da venda.

A venda consignada é um tipo de venda no qual o risco maior cabe ao fornecedor, que disponibiliza para o vendedor uma determinada quantidade de produtos, com margem previamente definida e cujo acerto é realizado em data acordada.

Quais são as vantagens da venda consignada para cada lado?

Os principais benefícios para quem coloca seus próprios produtos em consignação são:

  • Aumento do alcance dos produtos consignados para venda, que serão expostos em outras lojas;
  • Contato com novos clientes, que passam a conhecer o negócio e suas qualidades;
  • Os produtos que não forem vendidos voltam para você.

Já os benefícios para quem vende por consignação são ainda maiores:

  • É uma ótima chance de oferecer produtos diferentes no comércio;
  • Colocar produtos consignados para venda reduz gastos com estoque;
  • Os produtos que não tiveram saída voltam para o fornecedor, sem a necessidade de pagar pelo que não foi vendido.

Como começar a venda consignada?

Busque no seu nicho de mercado por fornecedores ou lojas que trabalham com produtos similares a partir da venda consignada para ajustar a melhor forma de compromisso para ambas as partes.

Os fornecedores entregam as mercadorias no tempo combinado e retornam em outra data acertada para prestar contas das vendas feitas. Normalmente, o período de venda e coleta dos produtos é de um mês.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *