Open Banking: O assunto do momento - Maquineta Rede Celcoin
Open Banking: O assunto do momento

Open Banking: O assunto do momento

A pauta da vez no mercado financeiro é o Open Banking. Este tem como ideia que as informações bancárias dos clientes sejam compartilhadas com as instituições financeiras e empresas que tenham interesse. A novidade é que há grande expectativa para implementação desse sistema no Brasil, fazendo com que as relações financeiras tornem-se mais tecnológicas e práticas.

Open Banking e Instituições Financeiras

Com a abertura na implementação desta tecnologia, a expectativa é um estímulo do competitividade ao mercado financeiro e tornar mais transparente a relação entre instituições financeiras e correntistas. 

Porém, a impressão deixada é que com o Open Banking as informações ficarão dos clientes ficarão desprotegidas. O fato é que os bancos e instituições financeiras ainda serão responsáveis pela proteção de dados sigilosos, mas a abertura dessa “camada” de dados relacionados às API’s deve ser compartilhada entre as instituições e terceiros, para que seja possível desenvolver soluções ainda mais tecnológicas aos clientes.

Open Banking em outros países 

Essa tecnologia já é executada em alguns países desenvolvidos, como Reino Unido,  Suécia, Holanda e Estados Unidos. Outros como Canadá, Israel e Nigéria já estão com ações em andamento para a implementação do novo sistema financeiro. 

Podemos exemplificar o funcionamento dessa tecnologia na prática através da Austrália, onde os 4 principais bancos do país foram notificados a realizarem a disponibilização dos dados pessoais e financeiros dos consumidores através das API’s, como:

  • Informações do produto – Informações sobre taxas e recursos para os produtos de cada banco. Esses dados podem ser acessados ??por meio de APIs acessíveis ao público;
  • Dados do cliente – como número de telefone, endereço de e-mail e endereço residencial;
  • Dados da conta – informações sobre contas específicas, como saldos, débitos diretos e pagamentos regulares;
  • Dados de transação – entradas e saídas em conta e informações de crédito.

Open Banking no Brasil

A tecnologia que está em processo de consulta pública, teve conclusão da Prova de Conceito (PoC, do inglês Proof of Concept), realizada entre maio e setembro de 2019. 

A iniciativa contou com a participação de alguns membros das instituições financeiras presentes nas associações ABCD (Associação Brasileira de Crédito Digital) e a ABBC (Associação Brasileira de Bancos), em especial os bancos Original e Pan, e as fintechs Geru e Guiabolso. Em sua parte técnica, bastaram-se poucas horas de desenvolvimento e baixa complexidade para implementar o acesso ao cadastro e a consulta de saldo e extrato, por meio de uma experiência instintiva e simples para o usuário. 

A Prova de Conceito possibilitou uma nova etapa do processo, seguindo agora para o encerramento da consulta pública, em 31 de janeiro. A expectativa é que o Open Banking tenha implementação no Brasil ainda esse ano.

You May Also Like

Facilite sua rotina financeira com pagamento de contas simplificado

Seja um bom líder para a sua equipe

Descomplicando o fluxo de caixa 

Como equilibrar a vida pessoal e o trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.