Organização da loja: por que isso é tão importante?

Quantas vezes entramos em uma loja e ficamos com a sensação de que tinha algo estranho ali? Essa impressão negativa tem tudo a ver com a organização da loja, um elemento essencial para causar aquela primeira boa impressão nos clientes.

O ponto é que os lojistas, acostumados com o ambiente, não percebem que a organização da loja está ruim, mas os clientes conseguem notar as falhas. Por isso, pensar na organização da loja é essencial para deixar o ambiente agradável e proporcionar experiências positivas para o consumidor. Confira alguns pontos que fazem esta tarefa essencial para qualquer negócio:

1. Bem-estar e conforto para todos

A organização do estabelecimento deve ser pensada não apenas para o cliente, mas também para quem está sempre na loja: você e os funcionários. Elaborar a organização da loja significa proporcionar um ambiente de conforto e qualidade para quem trabalha nela, o que traz mais alegria, disposição e, consequentemente, melhoria nas vendas. Estar atendo à organização do espaço significa também que o funcionário sempre saberá onde está cada produto e o cliente terá a sensação de um atendimento mais eficiente e de qualidade.

2. Boa impressão

A organização da loja é uma estratégia essencial e a maior aliada na hora de causar uma boa impressão nos clientes. Isso porque um espaço de compras bagunçado ou mesmo mal organizado pode desestimular possíveis clientes, afastar aqueles que já foram ao seu estabelecimento e, assim, impedir que novas vendas sejam realizadas. Por isso, principalmente no varejo, a organização do ambiente deve ser bem elaborada. E para ter uma organização da loja eficiente você pode buscar suportes para distribuir melhor os produtos, como araras, estantes e outros itens que contribuam para uma boa organização etc.

3. Aumento das vendas

O trabalho de organização da loja, assim como diversas outras estratégias visuais, tem um impacto direto e muito grande nos resultados das vendas. Com isso, investi na organização da loja de modo eficiente fará toda a diferença no seu faturamento e, para isso, você pode utilizar estratégias como, por exemplo:

  • Desenvolver um trajeto de compra para o cliente seguir;
  • Utilizar expositores chamativos;
  • Colocar os produtos que vendem menos em espaços privilegiados.

Pensar nestas e outras estratégias é cuidar do visual de sua loja. Mostrar este cuidado é o que pode te diferenciar da concorrência e fazer o cliente escolher você e não o outro.

4. Gestão eficiente

A tecnologia pode auxiliar as empresas na organização da loja, principalmente os sistemas informatizados de controle de estoque, por exemplo. Porém, não adianta ter uma tecnologia avançada e seguir sua organização à risca se no espaço físico não há nenhum cuidado em manter a loja e os produtos em ordem. Desse modo, a organização da loja deve ser aplicada em todas as áreas, tanto no sistema operacional, quanto no estoque e na loja. É necessário separar bem as peças, modelos, tamanhos ou mesmo cores dos produtos. Isso facilitará os processos e tornará a gestão da empresa muito mais eficiente.

5. Fidelização de clientes

Diversos pontos, quando não aplicados corretamente na organização da loja, podem afastar consumidores e prejudicar as vendas do seu negócio. Porém, quando bem utilizada, a organização de loja pode garantir a fidelização de clientes. Se, quando não aplicada corretamente ou mesmo não aplicada de forma alguma, a organização da loja causa estranheza e afasta os clientes, uma loja organizada causa o oposto: com produtos bem distribuídos e expostos, funcionários satisfeitos e trabalho eficiente, o cliente fica muito mais feliz e vai voltar, ou seja, se fidelizará! E isso só traz resultados positivos, afinal, a melhor propaganda é uma boa experiência de compra.

 

 

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