Pós-venda: o que é e como fazer? - Maquineta Rede Celcoin

Pós-venda: o que é e como fazer?

A satisfação dos clientes é uma das maiores preocupações de qualquer empreendedor, não é mesmo?

Se você quer que os compradores recomendem seu negócio para outras pessoas, não basta oferecer bons produtos e serviços. Você precisa garantir que o cliente se sinta confortável durante todo o contato dele com a sua marca, até mesmo depois de fechar negócio.

Essa atenção especial que é dada depois do cliente adquirir seu produto é chamada de atendimento pós-venda. Esse é, inclusive, um dos principais fatores que fazem com que as pessoas queiram voltar a comprar de você. Ou seja, o pós-venda pode ser o seu grande aliado para fidelizar clientes.

Ah, um atendimento completo também é capaz de atrair mais gente para o seu estabelecimento e aumentar as vendas. Afinal, se as pessoas têm experiências positivas com o seu negócio, a tendência é que a recomendação circule no “boca a boca”.

Mas, afinal, como cuidar dos seus clientes depois das vendas realizadas? 

Bem, o mais importante aqui é entrar em contato com eles. Você pode usar meios variados para falar com os compradores que passaram pelo seu estabelecimento: ligações, mensagens no WhatsApp e até e-mails podem ser úteis. O importante mesmo é conseguir conversar com eles! 

Se quiser saber mais sobre as várias formas de fazer isso, que tal dar uma lida em nosso conteúdo sobre canais de comunicação?

Durante esse contato, há algumas estratégias de pós-venda que você pode usar. Confira aqui:

Tire dúvidas e ofereça suporte

Dependendo do que o seu negócio vende, pode ser ótimo perguntar aos clientes se eles tiveram algum problema na utilização do produto, se têm dúvidas ou se precisam de dicas. Às vezes, é isso que faz a diferença na hora de aproveitar ao máximo o serviço ou produto adquirido.

Peça a opinião do cliente sobre a compra

Ninguém melhor para dizer se o cliente está satisfeito do que ele mesmo, concorda?

Por isso, quando entrar em contato, aproveite para perguntar o que ele achou da compra e se o produto ou serviço correspondeu ao que ele esperava.

Ofereça promoções e programas de fidelidade

Sem dúvidas, todo mundo adora uma promoção. Pensando nisso, que tal oferecer um descontinho na próxima compra durante o atendimento pós-venda? Programas de fidelidade do tipo “ganhe um item de brinde na sua sétima compra conosco” também são uma boa.

Durante o contato, você pode também mencionar outros produtos ou serviços que seu negócio oferece. Aliás, fornecer opções que vão além do foco do estabelecimento é algo que vai fazer os consumidores lembrarem de você mais vezes. 

Que tal permitir que seus clientes façam recarga de celular e paguem contas na sua loja, por exemplo? É a sua chance de ganhar dinheiro oferecendo mais conforto e praticidade a quem compra com você. 

Curtiu a ideia? Então dá uma conferida no site da Rede Celcoin. Por lá, a gente te ajuda a disponibilizar tudo isso e muitas outras opções interessantes para você e para os seus clientes.

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