Quando a empresa cresce mais rápido que o time, o que fazer?

Em grande parte do tempo, empresas crescem de forma gradual e lenta. Quando a balança cai rapidamente para um lado ou para o outro, chega o desespero. Claro que a falência é muito mais preocupante do que o crescimento acelerado, mas é importante dar atenção aos dois.

Vivenciar um momento de grande crescimento do negócio é extremamente satisfatório, mas nessa exaltação toda é muito fácil se perder em números e desconsiderar a equipe que trabalha diariamente para os resultados acontecerem. É fundamental entender como escalar a operação sem perder o controle, especialmente como gestor.

Seu time está estruturado para acompanhar este crescimento e o grande volume de atividades que virá com ele? Como planejar junto com a equipe para não perder talentos nem oportunidades de negócios? Se isso estiver acontecendo, pense nos pontos a seguir antes de tomar ações precipitadas.

Saiba a capacidade de cada funcionário

É comum que, com o aumento do número de trabalho de forma abrupta, mais demandas caiam em cima de funcionários que já estão sobrecarregados. Para não deixar com que isso aconteça, ter consciência do que cada um dos membros de sua equipe faz e o que pode ficar responsável por determinado período é essencial em uma boa gestão. Conhecer as principais características de cada membro também te ajuda a delegar tarefas pensando na eficiência e tempo de entrega em períodos acelerados. Se for preciso, contrate mais pessoas ao invés de atolar os atuais funcionários com milhares de funções.

Prepare pessoas para serem gestores

Com o crescimento da empresa, é muito provável que algumas pessoas precisam se tornar gestoras de suas áreas para diluir as responsabilidades entre equipes específicas. Sua tarefa é saber orientar esses profissionais para se tornarem bons gestores. Alinhe suas expectativas junto com a do colaborador e vá aumentando as responsabilidades gradualmente, acompanhando a evolução em cada nova tarefa realizada por determinado tempo. Não esqueça de fornecer feedbacks contínuos e úteis, que indiquem caminhos.

Melhore seus processos

A estrutura de sua área hoje será escalável daqui a seis meses? Em tempos de crescimento acelerado, é preciso fazer ajustes para dar conta dos serviços sem precisar ficar muito tempo em processos menos importantes. Automatizar algumas dessas ações a partir de softwares em sua empresa pode ser a melhor saída.

Aproveite para investir

Está passando por uma boa safra? Aproveite esse momento para investir em áreas de pouco orçamento, como o marketing, por exemplo. Analise com cuidado quanto pode ser colocado no setor para gerar melhores estratégias para sua marca e continuar crescendo de forma saudável e sustentável.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *