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O que é e como calcular o ticket médio

Você sabe como tem caminhado o desempenho da sua empresa?

Pois é, entender como vão as vendas é algo essencial para qualquer empreendedor. Afinal, é a partir disso que se pode pensar em como melhorá-las. Para esse processo de avaliação, é importantíssimo conhecer alguns dos indicadores que podem ser usados para mapear o desempenho do negócio.

Um dos indicadores mais úteis para saber se as vendas estão realmente indo bem é o ticket médio. Acompanhar essa métrica pode ser a chave para aumentar o lucro da sua empresa.

O que é ticket médio?

De maneira resumida, chama-se de ticket médio o valor médio de dinheiro que cada cliente gasta no seu negócio. Em outras palavras, quanto mais alto for o ticket médio, mais recursos os clientes deixam na sua loja. Em geral, esse é um bom indicador para medir a satisfação e a confiança que os clientes depositam na sua marca. 

É comum que se calcule o ticket médio levando em consideração todas as vendas do estabelecimento. Entretanto, se quiser, você também pode fazer a conta para descobrir o ticket médio relativo a produtos e serviços específicos. De qualquer forma, dominar esse indicador é uma parte importante da administração de um negócio.

Qual é a importância do ticket médio?

Conhecer o ticket médio do seu empreendimento vai te ajudar a planejar melhor os próximos passos. É o indicador que permite saber o quanto as pessoas se sentem estimuladas a gastar na sua empresa. Mas não basta calculá-lo uma única vez: o ideal é que você gere essa métrica regularmente para estabelecer comparações

Afinal, se o ticket médio em um mês aparece maior que o do mês anterior e não há clientes novos, isso quer dizer que as pessoas estão gastando mais no seu estabelecimento. 

Em geral, o aumento do ticket médio é algo positivo, mas é preciso ter muita atenção. Se seus custos e despesas acompanham esse aumento, pode ser que não haja muita diferença no lucro.

A opção de calcular o ticket médio de produtos específicos também pode ser interessante. Se você desconfia de que algum dos itens do seu catálogo não tem dado um retorno bom, experimente fazer o cálculo. Se o resultado for muito baixo, talvez não valha a pena continuar vendendo o produto em questão ou talvez seja necessário divulgá-lo de alguma outra forma.

Portanto, manter um acompanhamento constante das métricas de ticket de vendas torna possível elaborar estratégias melhores para estimular as vendas.

Como calcular o ticket médio?

O cálculo para obter o valor do ticket médio leva em conta duas informações: o faturamento das vendas que ocorreram no período analisado e o número de vendas realizadas nesse período.

Com esses números em mãos, o cálculo a se fazer é:

Ticket médio = Faturamento de vendas ÷ Número de vendas

Pense, por exemplo, em uma loja de roupas que faturou R$ 5.000 em determinado mês. Esse valor foi obtido nas 70 vendas realizadas durante o mês em questão. Portanto, calculando 5.000 ÷ 70, teremos que a média dos valores dessas vendas foi de R$ 71,42. Esse é o valor do ticket médio para o mês analisado.

Para que o número seja de fato um diagnóstico do desempenho da empresa, é preciso que o cálculo seja refeito com os dados dos meses posteriores. Assim, será possível avaliar se houve uma evolução, se o valor ficou estagnado ou se diminuiu.

Como aumentar o ticket médio?

Como mencionamos anteriormente, em geral, aumentos no valor de ticket médio representam mudanças positivas. Para que os compradores gastem mais no seu empreendimento, é importante que você tome algumas medidas para estimulá-los. 

Promoções, estratégias de vendas e uma divulgação caprichada são alguns dos recursos que você pode utilizar para atingir esse objetivo. A boa notícia é que já temos um conteúdo super completo sobre isso, então basta clicar aqui para acessar nossas dicas de como aumentar o ticket médio do seu negócio

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