10 problemas que atrapalham o controle de estoque

O controle de estoque é uma operação crucial para qualquer negócio que trabalha com venda de produtos, já que ele funciona como o coração de todo varejo. Para te orientar nesta tarefa, separamos 10 problemas que atrapalham o controle de estoque para você verificar se alguns deles têm prejudicado a sua empresa:

1. Comprar mais do que precisa

Um dos problemas que atrapalham o controle de estoque é exagerar na compra. A falta de atenção à quantidade de produtos aumenta o risco de vencimento, ocupa espaços de armazenamento que poderia ser ocupado por itens realmente necessários, dificulta inventários, paralisa o capital e ainda contribui para o desperdício.

2. Não realizar inventários periódicos

Realizar inventários frequentes é a principal forma de encontrar problemas que atrapalham o controle de estoque. Isso porque a conferência periódica aumenta a chance de encontrar falhas e adianta o desenvolvimento de soluções. Com os inventários, o empreendedor também fica mais atendo às divergências entre sistema e estoque.

3. Segurança falha

Infelizmente é preciso ficar sempre de olho na segurança do estoque, já que ele reúne centenas ou milhares de produtos em um só lugar. Assim, um dos grandes problemas que atrapalham o controle de estoque é a ausência de monitoramento e controle de acesso ao depósito, pois isso facilita o furto dos produtos.

4. Falha no armazenamento

O bom funcionamento de um estoque depende também das condições de manutenção dos produtos. Porém, um dos problemas que atrapalham o controle do estoque é justamente o armazenamento irregular. Por exemplo: você pode perder muitos produtos ao deixá-los em ambientes quentes, muito úmidos ou sem limpeza adequada.

5. Não registrar todas as movimentações

Para ter um bom controle de estoque e garantir o fluxo saudável e correto de produtos na sua empresa, é necessário registrar todas as movimentações realizadas no estoque, como entradas e saídas de produtos. Com o registro preciso, é possível evitar inconsistências na contagem, compras desnecessárias ou a falta de itens.

6. Fazer cadastros genéricos

Um cadastro genérico de produtos leva a um dos grandes problemas que atrapalham o controle de estoque: a baixa incorreta de produtos no sistema. Cadastros genéricos podem comprometer todo o estoque e afetar o fluxo de vendas. Por isso, fique atento e faça um cadastro adequado dos produtos para evitar erros!

7. Cadastrar produtos sem descrição

Um fator que pode levar a problemas que atrapalham o controle de estoque é o cadastro incompleto dos itens. Isso porque uma descrição sem detalhes dificulta a busca e consulta dos produtos no sistema. E ainda, caso não haja códigos específicos, corre-se o risco de lançar e baixar os produtos errados.

8. Falha na conversão

A falha na conversão dos produtos significa cadastrar uma quantidade errada de itens, como, por exemplo, receber 20 unidades de um produto, mas registrar 40. Este é um dos problemas que atrapalham o controle de estoque porque interfere nas compras e vendas e no controle de entradas e saídas.

9. Não conferir as entradas

Um grande erro que interfere no controle de estoque é a não conferência das mercadorias quando elas chegam. Existe a possibilidade de o fornecedor enviar uma quantidade errada de produtos ou cobrar um valor diferente do combinado, por exemplo. Fazendo a verificação, o estoque e as notas fiscais ficarem em dia, além de evitar fraudes.

10. Vinculação incorreta

Quando a receita de um produto muda, é necessário cadastrar essa informação no sistema. Esta tarefa é importante para evitar que produtos antigos continuem sendo baixados enquanto os produtos recentes com as alterações de receita são utilizados, o que gera problemas no controle eficiente e fluxo saudável do estoque.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *