11 erros para evitar ao abrir uma empresa - Maquineta Rede Celcoin

11 erros para evitar ao abrir uma empresa

Abrir uma empresa e empreender é hoje o sonho de muitos brasileiros. Porém, é preciso agir com cautela e fazer um bom planejamento antes de tirar as ideias do papel. Para te ajudar, separamos alguns erros comuns que você precisa evitar quando abrir seu próprio negócio:

Não planejar

O principal erro que empreendedores cometem antes de abrir uma empresa é não se planejar corretamente. Esta etapa é essencial para definir as fases de vida de um negócio. Não se preparar pode levar a sua empresa a fechar as portas em seus primeiros dois anos de existência.

Não ter um plano de negócios

O plano de negócios é uma ferramenta que ajuda o empreendedor a definir os recursos materiais, financeiros e humanos que precisará para abrir uma empresa. Não preparar este plano pode te deixar perdido com relação aos objetivos, afetando o sucesso do negócio.

Não conhecer bem seu mercado

Não conhecer muito bem o mercado que irá investir pode fazer o empreendedor perder grandes oportunidades e ainda ser superado pelos concorrentes. Ao abrir uma empresa, é essencial conhecer bem seu ramo para saber como investir e conseguir se destacar.

Não definir corretamente produtos e serviços

Oferecer variedade de produtos aos clientes é essencial, mas tudo dentro de uma lógica específica. Ao abrir uma empresa, é necessário definir e conhecer seus produtos e serviços. Assim você consegue direcionar melhor ao seu público e tem mais chances de dar certo.

Não pesquisar os concorrentes

Pesquisar a concorrência é essencial para quem deseja abrir uma empresa. Quando você conhece seus concorrentes, pode entender melhor seu público, o que os atrai, o que eles não gostam e, assim, elaborar suas próprias estratégias e diferenciais.

Não escolher bem a localização

Infelizmente, muitos empreendedores não escolhem muito bem seus pontos comerciais, seja por falta de opção ou conhecimento. Ter uma boa localização é fator determinante para um negócio, principalmente se ele precisa de uma grande circulação de pessoas, por exemplo.

Não conhecer os clientes que irá atender

É comum que donos de empresas acreditem que seu público seja formado por todas as pessoas que querem comprar, independente idade, sexo, condição socioeconômica… Mas este é um grande erro. É preciso definir quem você quer atrair, até para investir em propaganda de forma eficiente, por exemplo.

Não ter um bom atendimento

Um bom atendimento faz toda a diferença para o cliente comprar e voltar à sua empresa. Não pensar em boas maneiras de recebê-lo pode prejudicar o seu negócio. Afinal, um atendimento ruim deixa o cliente insatisfeito e ele ainda pode falar mal de você para outras pessoas.

Não organizar a parte financeira

Um grande erro de quem vai abrir uma empresa é não organizar as finanças, mesmo que o estabelecimento seja de pequeno porte. Ter um controle financeiro é essencial para determinar seus gastos, investimentos e lucros e colocar no papel todo o dinheiro que irá precisar.

Não separar despesas pessoais e da empresa

Um dos erros mais comuns de quem vai abrir uma empresa e começar a empreender é não separar as contas pessoais e empresariais. Fazer isso pode levar muitos empreendimentos à falência, porque você não visualiza as finanças e pode gastar mais do que deveria com despesas pessoas, deixando de investir no negócio.

Não emitir nota fiscal

Hoje em dia é essencial que toda empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, emita nota fiscal ou a Nota Fiscal Eletrônica. Isso garante que a sua empresa passe uma imagem mais profissional e que os clientes tenham confiança ao comprar com você. Este processo é prático, fácil e impede atritos diretos com o Fisco.

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.