6 formas de cross selling para vender mais

O ano começou em seu comércio e você ainda não conseguiu queimar o estoque do ano passado? Todo início de janeiro é a mesma história: muitos negócios buscando lançar novas promoções e campanhas para vender mais em um período de poucas datas comemorativas.

Umas das estratégias que podem ser utilizadas em qualquer período do ano, por lojas de pequeno, médio ou grande porte, é o cross sell.

O que é cross selling?

Mesmo que você nunca tenha escutado esse termo, você provavelmente já aplicou o cross selling em seu comércio sem saber. O cross selling é a venda de outros produtos ou serviços complementares à algum já adquirido pelo cliente.

Sabe quando um cliente seu comprou um sapato na loja e você ofereceu um conjunto de meias para levar junto por um precinho mais bacana? Isso é fazer cross selling. Especialmente para o e-commerce, essa é uma ótima técnica de vendas que pode ser utilizada com segmentação e personalização a partir dos dados de compra.

Para te ajudar a implantar essa tática em seu comércio, aqui vão alguns jeitos de fazer cross selling sem ser invasivo e convencendo com mais facilidade seus clientes de comprar.

Técnicas de cross selling

No processo de Sondagem/análise das necessidades que vocês fazem a cada cliente, devem ser identificadas não só as oportunidades atuais, mas também as futuras.

Devem ser desenvolvidos “pacotes” de produtos ou serviços estratégicos que possam facilmente ser acoplados aos produtos que estão a ser vendidos no momento.

1. No cross-selling o tempo é tudo. Ofereça o produto complementar quando seu cliente já estiver envolvido com um de seus produtos ou serviços, nunca antes disso.

2. Treine seus funcionários para que saibam quais produtos podem ser combinados com outros no final da venda de forma lucrativa e quanto desconto pode ser fornecido em cada caso.

3. Deixe seus produtos mais vendidos próximos ao caixa para que, antes de concluir o pagamento, você possa oferecer mais opções similares à compra e o cliente fique atraído pelas opções.

4. Realize um desconto válido para você e seu cliente. Um bom jeito de fazer cross selling é oferecer uma quantidade maior do mesmo produto já comprado, por um preço melhor.

5. Faça com que a oferta esteja dependente do tempo ou do mix do produto. Por exemplo, se o cliente estiver interessado em uma camiseta, ofereça desconto se ele levar mais dois acessórios ou se ele levar um vale para ser utilizado até o próximo mês.

6. Personalize suas ofertas para clientes que já compraram de você. Analise o histórico de compra para fornecer novos produtos relacionados que você já sabe que são de interesse do cliente.

Com o tempo, você vai perceber que as técnicas de cross selling te ajudam a aumentar gradativamente seu ticket médio, melhorando seu faturamento e reduzindo seu estoque para começar o ano com novos e melhores produtos!

 

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