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7 melhorias no atendimento ao cliente que podem mudar suas vendas

Ser bem atendido é um dos principais motivos para que clientes voltem à comprar com a mesma pessoa ou loja. É muito comum nos tornarmos fiéis a um vendedor do bairro pelo fato de sermos bem tratados e nos sentirmos à vontade com a compra.

Apesar de tão fundamental para os negócios, o atendimento ao cliente tende a ser uma característica deixada de lado até que se torne um problema. Entretanto, investir nisso pode ser o diferencial competitivo de seu comércio, afetando diretamente no número de vendas.

Mas o que exatamente influencia para um melhor atendimento? Será preciso trocar minha equipe? Quais processos precisam ser ajustados? Veja aqui sete pontos essenciais para aprimorar seu atendimento ao cliente e vender mais sem grandes investimentos.

1. Treine sua equipe

Sempre que um novo colaborador for admitido para a equipe, é fundamental que ele passe por um processo de treinamento e compreenda como funciona cada aspecto do atendimento. Tenha padrões de linguagem e comportamento que serão seguidos por todos os funcionários da empresa. A coerência no bom atendimento e em qualquer outro aspecto da empresa traz seriedade e comprometimento com os clientes.

2. Dedique toda a sua atenção

Um dos sentimentos que mais nos causam repulsa é o desprezo. Conversar com alguém sem que aquela pessoa esteja prestando atenção em nossas palavras nos incomoda profundamente. Isso também vale no atendimento ao cliente. Olhe nos olhos de cada cliente, ouça com atenção à cada pedido e dedique todo o seu esforço para entregar aquilo que ele está procurando. Nossa atenção é o bem mais precioso que podemos oferecer.

3. Seja ágil

Se o cliente precisar esperar mais do que 15 minutos para ter sua situação resolvida, já existe algo de errado. Quanto mais ágeis forem os seus processos, melhor será o atendimento. Isso vai desde a agilidade do próprio funcionário até a estrutura da empresa, o sistema operacional utilizado, a colaboração de toda equipe ou gestão.

4. Encontre a solução

Ainda pior do que esperar por muito tempo para ser atendido é não ter seu problema resolvido depois da espera. Sempre encontre uma solução, mesmo que não seja a solução esperada pelo cliente. Não possui mais o item que ele procura em estoque? Ofereça outro similar ou indique uma data para que ele volte. Reverta as situações para o benefício da sua venda.

5. Se antecipe

Estar um passo à frente das necessidades de seu cliente é uma das principais estratégias de venda para vencer a concorrência. Sabe aquele telefonema avisando que já chegou a hora de trocar o filtro de água de sua casa? Esse tipo de ação se mostra como algo útil ao cliente e economiza a energia das pessoas de ter que lembrar o que está faltando e onde conseguir.

6. Ouça e faça algo à respeito das reclamações

Você provavelmente irá receber alguma reclamação do atendimento mesmo que ele esteja saindo como o esperado. Nesses momentos, nunca despreze o que está sendo dito. Ouça atentamente e sempre faça algo à respeito. O seu cliente é a principal pessoa capaz de manter sua empresa funcionando, então é melhor dar ouvidos a ele.

7. Automatize processos

Possui algum canal online ou por telefone para contato com seus clientes? Se ainda não criou, crie agora! Se já existe, invista na automatização de processos para que seus clientes sejam respondidos de forma padronizada, personalizada e imediata.

Torne a experiência de cada pessoa que entra em contato com a sua empresa em algo agradável e encantador. Cliente bem atendido volta sempre, e cada vez mais engajado com sua marca.

 

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