Conheça os 11 tipos de clientes que você pode encontrar
Uma das figuras essenciais para ajudar no sucesso de um negócio é o cliente. Ninguém melhor do que o seu cliente para avaliar os pontos negativos e positivos do seu produto ou serviço. E para te ajudar a conversar com o seu público do jeito certo, separamos 11 tipos de clientes que podem passar pela sua empresa. Confira:
1. Amante da marca
É um dos tipos de clientes que toda marca procura ter. O amante da marca é quem defende a empresa, indica e divulga o negócio de forma espontânea. Mas atenção: é preciso investir nesse cliente para ele se sentir especial e continuar defendendo a marca.
2. Agitador
O agitador é um dos tipos de clientes que pode ser bom ou ruim para a empresa, porque eles são participativos, mas nem sempre pelo lado bom. Esse cliente quer ter popularidade, presença, podendo até causar encrenca… O importante é não dar espaço para ele e resolver suas solicitações rapidamente.
3. Especialista
Um dos tipos de clientes que exige habilidade técnica no atendimento é o especialista. Este cliente sabe tudo sobre o produto, às vezes mais que o vendedor. Por isso, para conquistá-lo é importante passar credibilidade e mostrar que entende do assunto sem ser arrogante.
4. Colaborador
O colaborador é um dos tipos de clientes que realmente ajudam a empresa. Este consumidor compartilha a opinião da marca, elogia e critica com a intenção de melhorar o produto ou serviço. É importante mostrar interesse pelas sugestões dele, fazer pesquisas de satisfação e sempre agradecer.
5. Mal-humorado
O mal-humorado é aquele cliente disposto a brigar, colocar defeito em tudo, são difíceis de negociar e podem agir com agressividade. Por isso, é importante lidar com este cliente da melhor maneira possível: com tranquilidade e educação, resolvendo seus problemas de forma profissional e objetiva.
6. Pidão
Um dos tipos de clientes que mais exige da empresa é o pidão. Isso porque ele sempre quer algo a mais e se considera merecedor de algum “prêmio”. Para lidar bem com o pidão, é necessário fazer ele se sentir privilegiado sem causar despesas muito caras para a empresa.
7. Impaciente
O cliente impaciente é aquele ansioso, apressado e que não sabe esperar por atendimento ou prazos. Para se relacionar bem com o cliente impaciente é necessário não ceder aos caprichos dele, deixar as normas e prazos bem claros e, principalmente, cumprir com as promessas feitas para ele.
8. Indeciso
Um dos tipos de clientes mais fáceis de encontrar são os indecisos, pessoas que não sabem direto o que querem comprar e sempre demoram para escolher. Para conquistar este cliente é necessário se mostrar solicito, tirar as dúvidas e estabelecer uma relação próxima para ele finalizar a compra.
9. Crítico
O crítico é aquele cliente que nunca está satisfeito, reclama muito e questiona tudo, mas que, ao mesmo tempo, ajuda no desenvolvimento da empresa, pois suas reclamações podem virar aprimoramento. Para lidar com o crítico, mostre que está disposto a ouvir e acatar suas considerações.
10. Irritado
O cliente irritado é um dos tipos de clientes que briga por ter um motivo. É o consumidor que teve uma experiência negativa com a empresa e agora se sente prejudicado. Para lidar com ele é importante resolver o problema de forma clara, com calma e sem deixar a raiva aparecer novamente.
11. Bem-humorado
O cliente bem-humorado é um dos tipos de clientes favoritos dos lojistas e empreendedores. Este usuário permanece alegre e aberto à conversa mesmo em situações negativas. Para manter o bom relacionamento, o atendimento deste cliente deve ser bem-humorado e com clima de amizade sem perder o profissionalismo.