Como contratar um contador? 9 dicas para não errar nesta escolha  - Maquineta Rede Celcoin

Como contratar um contador? 9 dicas para não errar nesta escolha 

O contador é um profissional extremamente importante para qualquer empresa. É ele quem cuida dos registros contábeis, documentações de abertura e fechamento de empresas, declaração de impostos etc. Por conta disso, você precisa contratar um contador confiável e que facilitará a gestão do negócio. Quer saber como não errar na hora de escolher seu contador? Então confira: 

Verifique se o escritório está regularizado 

O primeiro passo para não errar na hora de contratar um contador é verificar se o escritório dele está regularizado. Infelizmente, muitos empreendedores ainda negligenciam esta verificação, o que pode trazer problemas no futuro. Isso porque a regularização desta área no mercado irá garantir serviços de qualidade. Além disso, na pesquisa você poderá verificar a idoneidade do escritório.  

Analise se o profissional é atualizado 

Mesmo sendo uma área tradicional, os profissionais da contabilidade também precisam se atualizar. Isso porque, um profissional atualizado faz mais do que prestar serviços. Ele pode ajudar a sua empresa com ideias e soluções de melhoria. Por isso, na hora de contratar um contador, verifique se o profissional mostra inovação.  

Veja se o contador é o mais adequado 

Outra dica para não errar na hora de contratar um contador é verificar se tem o perfil da sua empresa. Isso significa analisar alguns aspectos antes de fechar com este prestador de serviços. Como: valores, estrutura física e tecnológica do escritório, quantidade de colabores e clientes etc.  

Visite o escritório o quanto precisar 

Quando o assunto é contratar um contador, é essencial que você vá ao escritório dele quantas vezes precisar. Assim, você conhece o ambiente de trabalho do profissional. Além disso, poderá analisar o comportamento dele, que deve ser sério e profissional. Se o ambiente for estranho ou antiprofissional, saberá que não vale a pena a contratação.  

Converse com os outros clientes 

A melhor de saber se um serviço vale a pena é conversando com que já é cliente. Por isso, não tenha medo de conversar com quem já é atendido pelo escritório. Afinal, clientes que tiveram uma experiência ruim não irão indicar o serviço deste contador. Por outro lado, quem gostou dos serviços, poderá te dar mais segurança e confiança. 

Acompanhe os serviços prestados 

Além de contratar um contador, é preciso também acompanhar o trabalho que ele fará. Por isso, não deixe de fazer reuniões com ele – sejam presenciais ou à distância. Desse modo, o prestador poderá esclarecer todas as suas dúvidas. E, além disso, poderá entender melhor como ele ajuda o seu negócio, verificar documentações e comprovantes etc. 

Analise os canais de comunicação do escritório 

Analisar os canais de comunicação que o contador utiliza é essencial para um bom funcionamento do trabalho. Isso porque, ao contratar um contador, ele deverá ser acessível e estar disponível para conversar com você. Então, verifique o tempo de resposta dele, em quais canais ele atende e se existe algum suporte, por exemplo.  

Leia atentamente o contrato 

Toda ação que necessita de contrato precisa ser muito bem avaliada. E isso não é diferente quando o assunto é contratar um contador. Afinal, depois que o contrato é firmado, não tem como voltar atrás e cobrar por serviços que não estejam inclusos. Por isso, para não ter erro, leia atentamente cada cláusula e fique atendo aos serviços que serão contratados. 

Sempre tire todas as dúvidas 

O trabalho do contador é essencial para a organização das finanças e documentações. E, muitas vezes, não sabemos exatamente como ele irá trabalhar. Por isso, antes de contratar um contador tire todas as dúvidas que você tiver. Lembre-se que este profissional será uma peça chave para o seu negócio e precisa ser de confiança!  

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.