Como identificar talentos no LinkedIn
O LinkedIn já totaliza no mundo 546 milhões de usuários. Só no Brasil, são 32 milhões segundo as últimas estatísticas apresentadas, e os números crescem ano após ano. Isso só indica o tamanho da relevância dessa plataforma no cenário corporativo mundial.
A rede social transformou-se num dos principais centros mundiais de divulgação de negócios e profissionais, e as vantagens são muitas para os dois tipos de pessoas: desenvolver contatos, recrutar pessoas, divulgar oportunidades de negócios e vagas, procurar novos desafios profissionais, saber mais informações sobre empresas, entre outros.
Como recrutador, como identificar talentos na plataforma?
Oferecer soluções e ferramentas para as empresas encontrarem talentos é uma das partes mais importantes do LinkedIn. No 2º trimestre de 2014, a área de talentos e soluções foi responsável por 60% da receita da empresa, chegando a US$ 322 milhões. A partir dessas ferramentas é possível descobrir os “candidatos passivos”, ou seja, as pessoas que usam a rede para fazer networking, ler artigos ou mostrar sua experiência, mas que não estão exatamente em busca de emprego.
Cerca de 80% das pessoas que estão na rede não estão procurando emprego e, muitas vezes, é exatamente dentro dessas pessoas que você vai encontrar profissionais muito qualificados e competentes. A principal ferramenta que te ajuda nesse sentido é o Recruiter.
Com ele você pode ver uma lista de possíveis candidatos, filtrados a partir de segmentos, competências, empresas que trabalham, onde estudaram – entre outras milhares de combinações.
No Brasil, o LinkedIn Recruiter tem mais de 700 clientes, entre empresas de 50 funcionários até aquelas com mais de 150 mil profissionais. Entre elas, Vale, Vorotorantim, B2W, Totvs e Facebook recrutam através da rede, buscando talentos de diversas áreas entre os 18 milhões de usuários brasileiros cadastrados. Deste total, apenas 3,5 milhões são “ativos”. O restante (80%) interage sem procurar emprego ao mesmo tempo em que se sente feliz ao ser abordado por um recrutador.
Se você está precisando de bons talentos para a sua empresa e não pode esperar que eles cheguem até você, use o LinkedIn ao seu favor e vá atrás de pessoas que realmente irão fazer a diferença. Lembre-se de oferecer boas oportunidades e causar uma impressão positiva com sua empresa nesse processo.