Conciliação bancária: o que é e como fazer | Maquineta Rede Celcoin
ponto de equilíbrio financeiro

Conciliação bancária: o que é e como fazer?

Você sabia que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a falta de planejamento financeiro é o motivo por trás da falência de 25% das empresas que fecham no Brasil? Pois é. Embora não seja uma tarefa simples, cuidar rigorosamente das finanças da sua empresa é um requisito essencial para que ela cresça e gere mais lucro.

Além de se atentar a pontos como o acompanhamento do fluxo de caixa, a montagem de estoque e o grau de satisfação dos clientes, também é preciso observar se o controle das finanças está sendo feito com precisão. Em outras palavras, todas as contas precisam bater: o que consta nos seus registros deve ser compatível com o que aparece no seu extrato bancário. Por isso, é indispensável realizar a conciliação bancária.

Se você não sabe exatamente do que estamos falando, a gente te ajuda: aqui, vamos explicar direitinho o que é conciliação bancária, por que ela é importante e como fazê-la.

O que é conciliação bancária?

A conciliação bancária é um procedimento que faz parte de uma gestão financeira saudável. De maneira resumida, é uma espécie de comparação entre as informações que aparecem no controle financeiro interno da empresa e os dados dos extratos bancários.

Imagine, por exemplo, que em determinada semana você registrou R$ 5.000,00 em vendas na sua planilha de fluxo de caixa. Agora, como saber se todos os pagamentos dos clientes realmente foram recebidos na sua conta bancária? Para isso, é necessário emitir um extrato e bater todas as entradas e saídas dele com as que você registrou. Esse é o processo de conciliação bancária.

É claro que, aqui, estamos nos referindo à conta usada para as transações realizadas na sua empresa, que deve ser um espaço separado da sua conta bancária pessoal. Mas, afinal, por que se dar ao trabalho de fazer a conciliação bancária? Abaixo, a gente te explica.

Para que serve?

A conciliação bancária é uma ferramenta usada para encontrar inconsistências nos registros financeiros da empresa. Portanto, o principal objetivo de realizá-la é monitorar a movimentação financeira da empresa e confirmar que o saldo existente em caixa é mesmo aquele que aparece nas anotações internas.

É que, mesmo quando são feitos com atenção e cuidado, os registros financeiros estão sempre sujeitos a erros, seja por problemas técnicos (como falhas na ferramenta usada nas anotações) ou por deslizes cometidos pelas pessoas encarregadas das anotações. Então a conciliação bancária é uma forma de entender, com um maior grau de certeza, como o dinheiro tem passado pelo patrimônio da empresa.

Também vale mencionar que a conciliação bancária pode ajudar a identificar fraudes internas, evitar golpes de pagamento falso e prever com maior precisão o fluxo de caixa projetado. Portanto, é um processo essencial para a saúde financeira de qualquer negócio. Você certamente sabe o que dizem: “é melhor prevenir do que remediar”.

Como fazer conciliação bancária?

O primeiro passo na realização da conciliação bancária é criar uma cultura de registro financeiro frequente e consistente. Seja numa planilha ou com auxílio de um software de gestão, faça questão de anotar absolutamente tudo que entra e sai do caixa, e lembre-se de incluir fatores como tarifas e juros.

Em seguida, estabeleça uma frequência para a conferência dos dados: você vai realizar a conciliação bancária diariamente, semanalmente ou mensalmente? A frequência ideal pode variar, de acordo com o número de movimentações realizadas, o porte da empresa e outras características. Mas é interessante que, todos os dias, você faça pelo menos uma checagem rápida do saldo inicial e final.

Para te ajudar no processo de comparação de dados, você pode pesquisar na internet e baixar uma planilha de conciliação bancária. Essa ferramenta está disponível em vários sites diferentes e tem uma estrutura que facilita a conferência. Mas, na prática, não é difícil realizar a conciliação. É, no máximo, uma tarefa um pouco cansativa: você deve repassar cada uma das anotações do seu registro financeiro e ver se elas aparecem da mesma forma no extrato bancário, se atentando a detalhes como valores das movimentações e datas em que elas foram realizadas.

Caso encontre alguma divergência, o ideal é que você busque imediatamente entender o que a causou e corrigir os possíveis erros. Além disso, lembre-se de armazenar tudo que for capaz de atestar as transações: notas fiscais, comprovantes de pagamento, etc. Assim, é possível tirar possíveis dúvidas sobre os detalhes.

Depois dessa explicação, você com certeza sabe como controlar as finanças da sua empresa com ainda mais eficiência, não é mesmo?

Então não deixe de conferir nossos outros conteúdos aqui no Blog da Maquineta Rede Celcoin. Todos eles são cheios de informações valiosas para quem deseja prosperar cada vez mais no mundo dos negócios!

Aliás, se você quer melhorar o lucro do seu empreendimento oferecendo serviços digitais inovadores aos clientes, a gente te ajuda: com o aplicativo Rede Celcoin, você ganha bônus por cada serviço vendido. Baixe agora gratuitamente e confira as oportunidades!

You May Also Like

Facilite sua rotina financeira com pagamento de contas simplificado

Seja um bom líder para a sua equipe

Descomplicando o fluxo de caixa 

Como equilibrar a vida pessoal e o trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.