O que é Defis e quem precisa emitir - Maquineta Celcoin

O que é Defis? Entenda tudo sobre essa declaração anual para pequenas empresas

Administrar um pequeno negócio pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, é algo que exige atenção para muitas questões ao mesmo tempo. Entre os assuntos que mais preocupam os empreendedores, está o cumprimento correto de todas as obrigações fiscais e burocráticas que precisam estar em dia para que a empresa possa funcionar. Entre elas, está o envio da Defis.

Esse documento gera muitas dúvidas: afinal, para que serve? Quem precisa enviá-lo? Atrasar a entrega gera multas? Para te ajudar a entender definitivamente todas essas questões, criamos um conteúdo especialmente voltado para te explicar o que é a Defis e como ela funciona.

O que é Defis?

Defis é a sigla para Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais. Ela é um levantamento que reúne informações econômicas, sociais e fiscais das empresas que fazem parte do programa Simples Nacional

Essa declaração precisa ser enviada anualmente, pela internet, e serve para deixar a Receita Federal informada acerca da situação geral do negócio. Por isso, inclui também dados tributários, acerca dos impostos recolhidos

Devido a esse papel da Defis, é comum que ela seja confundida com a declaração do imposto de renda, mas há algumas diferenças entre as duas. Confira nossa explicação a seguir!

Defis x IRPJ

Embora a Defis sirva para que a empresa preste contas acerca de suas atividades econômicas e fiscais, assim como o IRPJ, eles não são a mesma coisa

A principal diferença é que o cálculo do IRPJ (Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica) se baseia nas movimentações financeiras totais da empresa de acordo com o sistema tributário, que pode ser de Lucro Real ou Lucro Presumido. 

A Defis, por sua vez, é uma espécie de versão simplificada do IR, destinada especialmente para empresas que são optantes do Simples Nacional. Esses estabelecimentos têm seus impostos recolhidos mensalmente, por meio da emissão e pagamento da DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). 

Quem precisa declarar?

Se ao abrir sua empresa você escolheu participar do programa Simples Nacional, a Defis é uma de suas obrigações. Portanto, o documento é obrigatório para empreendimentos da categoria EPP (Empresa de Pequeno Porte) e ME (Microempresa).

Os empreendedores que se encaixam na classificação de MEI (Microempreendedor Individual), entretanto, não precisam emitir a Defis. Em vez disso, eles devem enviar a DASN-SIMEI, que tem uma função similar, mas é ainda mais simples. Se quiser conhecer outros benefícios dessa categoria, confira nosso conteúdo sobre as vantagens de ser MEI.

Ah, vale pontuar que a Defis também é obrigatória para empresas inativas. Em outras palavras, se o empreendimento não obteve receita e não fez movimentações ao longo do ano de apuração, ele precisa ter seus dados declarados mesmo assim.

Defis atrasada gera multa?

Mas, afinal, até quando a Defis pode ser emitida?

Bem, geralmente, o prazo para submeter o documento vai até o dia 31 de março do ano seguinte ao ano de apuração. Ou seja: em 2023, por exemplo, a data máxima para enviar a Defis referente a 2022 será o dia 31/03/2023. Esse prazo pode variar em alguns anos, portanto, é importante ficar de olho no site da Receita Federal.

Se você perder a data, não receberá multas: não há penalidades financeiras para o atraso no envio da Defis. Entretanto, quem não conclui a declaração fica impedido de emitir as declarações tributárias mensais (as DAS) por meio do PGDAS-D, programa em que elas são geradas. 

Por isso, não emitir a Defis é algo que pode acabar gerando uma bola de neve de pagamentos atrasados, já que impede o cumprimento das obrigações fiscais regulares.

Como emitir a Defis?

Para gerar sua declaração anual do Simples Nacional, o processo é bem simples e pode ser feito de casa, pela internet. Os dados solicitados incluem o número de empregados, valores de remuneração dos sócios, lucro da empresa, entre outras informações.

Se quiser emitir o documento, é só seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site do Simples Nacional clicando aqui;
  2. Escolha a opção “PGDAS-D e Defis – a partir de 2018”;
  3. Faça o login por meio do seu código de acesso ou procuração eletrônica;
  4. Clique em “Defis” e, em seguida, selecione “declarar”;
  5. Preencha os campos que pedem as informações da sua empresa e, ao terminar, clique em “salvar”. Em seguida, selecione “verificar pendências” e “transmitir”.

Prontinho, você emitiu sua declaração! 

Depois deste nosso conteúdo, esperamos que tenha ficado mais simples acompanhar as obrigações anuais da sua empresa. Se você deseja ter mais acesso a posts tão informativos quanto este, acompanhe a gente aqui no Blog Maquineta Celcoin

Quer ver suas vendas decolarem? Aproveite também para conferir nossos serviços inovadores no site da Rede Celcoin.

You May Also Like

Facilite sua rotina financeira com pagamento de contas simplificado

Seja um bom líder para a sua equipe

Descomplicando o fluxo de caixa 

Como equilibrar a vida pessoal e o trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.