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Gestão de vendas online e físicas

Para conseguir sucesso em seu negócio, é preciso desenvolver uma gestão de vendas eficiente e se destacar da concorrência. Tanto em vendas online, como físicas. A partir da expansão do seu empreendimento, é fundamental ter o controle dos pedidos dos clientes, da chegada de produtos pelos fornecedores e da satisfação do consumidor após a venda. 

Descubra a seguir o conceito de gestão de vendas e como realizar essas ações na prática:

O que é gestão de vendas?

A gestão de vendas é o controle de todas as etapas do processo de vendas. Isso inclui desde o primeiro contato com fornecedores até a entrega do produto para o cliente. Assim, algumas das funções de uma gestão de vendas são:

  • Negociação com fornecedores;
  • Controle de estoque;
  • Fluxo de caixa;
  • Estabelecimento de preços dos produtos e serviços;
  • Escolha dos canais de atendimento e de vendas;
  • Gestão de pessoas;
  • Divulgação da marca;
  • Envio de produtos;
  • Atendimento ao cliente: antes, durante e após a venda. 

Na maioria das vezes, essas funções são de um gerente de vendas, que possui maior controle das ações realizadas em um negócio e geralmente é o próprio dono do estabelecimento. Ele vai definir quais serão as estratégias utilizadas e como elas vão impactar o público-alvo em questão. Além disso, ele vai orientar os outros funcionários da empresa em relação ao atendimento dos clientes. 

Diferença entre vendas online e vendas físicas

Enquanto as vendas físicas precisam de uma loja física, o e-commerce pode ser feito em sites próprios ou em plataformas de anúncio/apps. Além disso, as vendas online possuem mais flexibilidade para ocorrerem 24 horas por dia, ao contrário das lojas físicas que requerem um horário específico de funcionamento e funcionários à sua disposição. 

Dessa forma, vendas, controle de estoque e logística podem ser realizados a partir da utilização de sistemas de gestão. Reunindo todas as informações em um só local, também será feito o gerenciamento de forma automática, de acordo com a efetivação de compras e entrega de produtos. 

Como fazer uma gestão de vendas eficiente?

Para realizar uma gestão de vendas eficiente, é preciso ter todas as informações do seu negócio centralizadas, para acessar esses dados sempre que necessário. Isso simplifica as ações do seu negócio, já que as referências dos seus clientes estarão organizadas em um só local. 

Dessa forma, é ideal começar a gestão de vendas no início do ano, realizando um planejamento com metas, objetivos e ações que serão realizadas para alcançar todos os propósitos. Isso inclui analisar o perfil do seu cliente e como atingir o seu interesse de maneira estratégica. 

Além disso, investigar quais foram os meses de maior e menor fluxo de caixa, quais são os principais produtos e serviços de interesse e qual é o valor médio de gasto em seu negócio são pontos importantes para se planejar em cada mês do ano. Principalmente para pensar em campanhas de lançamentos, promoções e fidelidade em cada período. 

Também é necessário analisar os resultados de cada mês para planejar melhores decisões para o período seguinte. Isso pode ser realizado por meio de relatórios e análise de dados do fluxo de caixa, do controle de estoque e da logística, buscando acabar com desperdícios e otimizar os lucros do negócio.  

Funil de vendas

Outra ação é pensar em cada estratégia de acordo com o funil de vendas de seu negócio:

  • Prospecção: encontrar possíveis clientes para o seu negócio. Para isso, é necessário mapear o perfil e os interesses desse consumidor para realizar o primeiro contato. 
  • Primeira oferta: abordar o seu potencial cliente pela primeira vez, apresentando a sua empresa e o que ela pode oferecer. 
  • Contato contínuo: outros contatos após a primeira abordagem ao potencial cliente. Assim, o seu objetivo é confirmar o interesse do consumidor e listar as vantagens do seu produto para solucionar a sua dor.  
  • Negociação e fechamento: quando o consumidor já decidiu comprar o produto e os últimos requisitos são negociados, como preço, condições e prazo de entrega. 
  • Pós-venda: acompanhar a satisfação do consumidor com o seu produto e prestar assistência em caso de defeito ou necessidade de troca. Ela é responsável pela fidelização de clientes

Por isso, é muito importante se preocupar com o atendimento ao seu cliente, pois ele será decisivo em sua compra. Assim, ofereça informações completas sobre o seu produto ou serviço, responda as dúvidas rapidamente e surpreenda o consumidor com promoções e brindes. Tudo isso contribui para a satisfação do cliente!

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Imagem de aleksandarlittlewolf no Freepik

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