Ouvir a opinião dos seus clientes é o primeiro passo para crescer - Maquineta Rede Celcoin
pesquisa de satisfação

Ouvir a opinião dos seus clientes é o primeiro passo para crescer

Quando se trabalha com micro ou pequenas empresas, é sempre importante estar atento ao que o público tem a dizer. Satisfazer clientes com seu produto ou serviço significa entender quais são as necessidades e expectativas deles com relação ao que você oferece.

Estudo feito pelo Sebrae-SP, serviço de apoio a empresas, aponta que 68% das vendas são determinadas pela forma como se atende a clientela. Inclui-se nesse atendimento todo o contato que se estabelece entre o público e a empresa, desde o acesso ao ponto, passando pela recepção, produtos e serviços oferecidos, até as formas de pagamento.

É preciso ouvir os clientes atuais, os potenciais e aqueles que foram perdidos para tomar ações com relação ao feedback e crescer. Para isso existe a pesquisa de satisfação e suas variáveis para cada tipo de negócio.

O que é uma pesquisa de satisfação?

A opinião do cliente traz 3 informações à empresa: o que importa para ele, o que ele acha da empresa e o que está errado. A pesquisa de satisfação tende a buscar exatamente essas informações.

Aplicar uma pesquisa de satisfação traz uma série de vantagens, como: descobrir informações estratégicas que podem ajudar nas tomadas de decisão, melhorar o atendimento, a qualidade dos produtos, infraestrutura, entre outros. Se os clientes permitirem, os dados pessoais também podem ser armazenados e utilizados para futuros contatos.

Modelos de pesquisa de satisfação

O modelo de pesquisa de satisfação mais utilizado é o Net Promoter Score (NPS). Esta métrica avalia a experiência do cliente com a sua empresa a partir de uma nota na escala de 0 a 10 para a pergunta “Você indicaria a nossa empresa a um amigo ou familiar?”. Em seguida, caso queira, é aberto um campo para que o usuário justifique aquela resposta.

A inovação do Net Promoter Score é proporcionar um relacionamento positivo e sem atrito. Dessa forma, o cliente responde à apenas uma pergunta, o que não causará fadiga e nem demandará muito tempo. A simplicidade de aplicação e riqueza de resultados após a análise das respostas são os fatores que fazem o NPS tão reconhecido.

Entretanto, existem diversos modelos de pesquisa de satisfação. Você pode encontrar alguns deles aqui no Survey Monkey. Além de realizar a pesquisa, treine bem a equipe que fica em contato direto com a clientela e oriente-os a sempre perguntar como foi o atendimento, se o cliente teria alguma reclamação ou sugestão sobre todo o processo até a venda.

Não espere seu cliente gritar para agir. Vá até ele, ouça com atenção, receba repasses das pessoas da empresa que interagem diretamente com os clientes e sempre faça algo à respeito.

You May Also Like

Black Friday Rede Celcoin: maquininha Poderoza para turbinar seu negócio

4 dicas para fazer o cliente finalizar uma compra

Rede Celcoin lança nova versão do aplicativo

5 ideias para empreender com pouco dinheiro

1 thought on “Ouvir a opinião dos seus clientes é o primeiro passo para crescer”

  1. Gente do celcoin porque vcs não aceitam agente emitir boletos pra cobrar clientes? Seria uma ótima opção, msm que vcs cobrem alguma comissão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *