Por que você não está conseguindo vender (e como vender mais!)

Todo vendedor alguma hora terá que lidar com clientes que não querem comprar seu produto. Essa situação, chamada de objeção à venda, sempre é desencadeada por um motivo e é sobre esses motivos que vamos falar aqui.

Saber vender bem é conhecer as maneiras de virar o jogo ao seu favor, seja para a venda B2C ou B2B. Não importa se seu produto é uma compra por impulso ou precisa de mais tempo para a negociação, os principais motivos para você ter uma queda nas vendas estão elencados a seguir, assim como as formas de contorná-los para vender mais.

Sua empresa ainda não fez nome

Um dos maiores medos dos consumidores na hora da compra se trata de confiança. Se a sua empresa não possui uma marca conhecida, não se impõe no mercado ou gera certo desconforto por não possuir uma identidade visual, esse com certeza será um problema para suas vendas.

Já falamos aqui sobre a importância de ter uma identidade visual para que a primeira impressão de sua empresa seja positiva. Para além disso, utilizar o marketing digital e outras formas de divulgação de seus serviços ou produtos, além de trazer mais clientes, vai facilitar sua venda para os que chegarem até você.

Sua empresa não se destaca da concorrência

Não adianta, sua empresa não será a única a oferecer um produto ou serviço. No meio de uma concorrência acirrada, qual é a melhor forma de se destacar? Deixando bem claro quais são os diferenciais que você oferece, os benefícios de comprar com você.

Pode ser um bom atendimento, qualidade do produto, serviço personalizado, pós-venda efetivo, garantia, entre outros. Dê atenção para esses diferenciais, faça com que eles sejam verdadeiros na prática e mostre isso em cada venda.

Sua empresa não oferece o produto que o cliente procura

Quando a ideia de criar uma empresa surge, sempre se trata (ou deveria se tratar) de oferecer um produto que o público esteja procurando, em um mercado no qual este produto está em falta da forma como você planeja oferecer. Por isso é tão importante realizar uma pesquisa de mercado antes de lançar um produto ou serviço.

Se isso não foi feito logo antes da abertura de seu negócio, nunca é tarde demais para se adequar às necessidades dos clientes. Crie formas de receber feedback deles, com uma caixinha para sugestões ou formulários enviados por e-mail, por exemplo. Nunca deixe de ouvir o que eles têm a dizer e sempre faça algo à respeito do que for dito.

Sua empresa oferece produtos de alto custo

A mais comum das objeções em vendas é o custo. Quando o cliente diz que seu produto ou serviço é caro ou que o concorrente pratica um valor mais baixo, sua saída é oferecer o que seu produto tem para valer aquele preço.

É preciso conhecer o que você vende da cabeça aos pés e ser convincente para explicar por que ele precisa fechar o negócio. Se nada funcionar, considere oferecer um desconto ou melhorar as condições de pagamento de forma que não te prejudique.

Sua empresa não fideliza clientes

O maior erro que as empresas cometem é não fidelizar clientes. É muito mais interessante vender para quem já comprou de você, então faça cada venda se tornar inesquecível de forma positiva.

Trabalhar com programas de fidelidade oferecendo vantagens para quem já comprou na sua loja é um ótimo diferencial, assim como oferecer serviços que fidelizam clientes automaticamente, como a revenda de recargas.

Agora que você já conhece algumas formas de lidar com as objeções em vendas, comece a colocar em prática! Cada pequena mudança positiva que você gera para o seu negócio irá trazer bons resultados lá na frente.

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