Processo de Recrutamento e Seleção: 7 maneiras de melhorar o da sua empresa
Investir na otimização do processo de recrutamento e seleção de uma empresa é essencial para garantir bons resultados na contratação. Afinal, este é um momento muito importante que deve ser realizado com assertividade. Isso porque a contratação depende de diversos fatores que ultrapassam a simples análise do currículo, afinal não adianta escolher alguém com currículo perfeito, mas que não se encaixa na cultura organizacional. Confira a seguir 7 formas de melhorar o processo de recrutamento e seleção do seu negócio:
Saber exatamente o que procura
O primeiro passo para iniciar um processo de recrutamento e seleção de qualidade é ter em mente exatamente o que a empresa quer. Para isso, o recrutador precisa ter em mãos todas as informações possíveis sobre uma vaga antes de divulgá-la. É preciso saber a descrição exata do cargo oferecido, quais as habilidades requeridas, as competências necessárias, a escolaridade exigida, entre outros fatores direcionarão a vaga para a pessoa ideal para preenchê-la!
Divulgar exatamente o que será oferecido
Depois de desenvolver o perfil de candidato ideal para uma vaga, é preciso estabelecer com clareza tudo o que será oferecido a ele após o processo de recrutamento e seleção. O recrutador e a empresa precisam informar qual o nível do cargo (assistente, júnior, pleno, sênior); as atividades exercidas; o salário; a carga horária; se é preciso ter habilitação, enfim. Para filtrar os melhores candidatos, é preciso ter estas informações bem claras.
Estabelecer um padrão
O processo de recrutamento e seleção de uma empresa pode ser muito bem aprimorado com a definição das ações a serem tomadas. Ou seja, para melhorar o processo é preciso ter em mente quais metodologias serão aplicadas para a contratação. Estas etapas podem envolver entrevista, dinâmica de grupo, teste de habilidades e conhecimentos, avaliações individuais, enfim, os métodos que a empresa definir como melhores para garantir uma contratação assertiva.
Busque indicações dos colaboradores
Uma estratégia já utilizada por muitas empresas e que pode garantir um sucesso de contratação é pedir indicação de terceiros aos colaboradores. Como o seu colaborador não quer “se queimar” indicando alguém que não combina com a empresa ou que não trabalha bem, ele pensará em pessoas de confiança para a nova oportunidade. Deste modo, esta estratégia pode garantir que alguém preparado e com vontade de trabalhar entre para o seu time.
Usar a tecnologia a favor do processo
Uma das maneiras mais efetivas de melhorar o processo de recrutamento e seleção de uma empresa é otimizando o processo por meio da tecnologia. Isso porque utilizar ferramentas que agilizem ou organizem esse sistema de contratação pode tornar todos os trâmites mais práticos e rápidos. Observe então, o que pode ser aplicado para melhorar o recebimento de currículos, agendamento de entrevistas ou avaliação do candidato, por exemplo.
Divulgar a oportunidade de forma correta
Tão importante quanto melhorar o processo de recrutamento e seleção é saber como e onde divulgar a nova oportunidade oferecida pela sua empresa, já que não haverá sucesso de contratação se ninguém se candidatar. Por isso, uma dica é aproveitar não apenas o site, ou e-mail da empresa, mas as redes sociais, como o Linkedin ou grupos especializados de Facebook.
Manter um banco de dados atualizado
Ter um banco de dados atualizado, organizado e digitalizado fará toda a diferença no momento de uma nova contratação ou mesmo a promoção de colaboradores. Isso porque você terá em mãos as informações pessoais e profissionais dos já contratados ou futuros contratados, como os pontos fortes e fracos e as capacidades desenvolvidas, por exemplo. Com estes dados, a empresa saberá melhor quem convidar para fazer parte do seu time de colaboradores.