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Vale a pena investir em microfranquias?

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) estima que já existam no país cerca de 2.500 franqueados de um total de mais de 50 marcas de microfranquias. Elas já representam 5% do segmento de franchising no Brasil, mas crescem a uma velocidade de 25% ao ano.

O desenvolvimento das microfranquias no Brasil vem permitindo com que empreendedores  com pouco capital para investir possam atuar em um negócio estruturado, com marca estabelecida e know-how para operação e gestão do negócio.

Dessa forma, aumentam as chances de permanecer no mercado, deixando de ser parte da estatística de mortalidade dos negócios independentes, onde 80% desaparecem nos 10 primeiros anos de operação.

O que são microfranquias?

As microfranquias são empreendimentos de baixo investimento e baixo custo operacional, que possibilitam que empreendedores de menor poder aquisitivo possam ter seu próprio negócio.

As microfranquias funcionam como as demais franquias, o que muda é o seu porte e a complexidade da operação. Como referência, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) adota o valor de três vezes o PIB anual médio por habitante do país, como valor máximo de investimento para o negócio se classificar como microfranquia. Este valor tem referência de aproximadamente R$ 80 mil, de acordo com dados do ano de 2014.

Geralmente uma só pessoa pode operar o negócio, sendo o próprio empreendedor que investiu, além de que muitas delas não precisam de ponto para o seu funcionamento. Um exemplo disso são as franquias de reforço escolar, onde o professor é o próprio franqueado que vai até a casa do cliente.

Quais as vantagens e desvantagens de investir em microfranquias?

Mesmo possuindo um porte menor, é possível que uma microfranquia obtenha faturamento aproximado ao de uma franquia. Há microfranquias que crescem, precisam contratar funcionários, atingem um faturamento alto e podem gerar lucros bem acima da média salarial de um funcionário de uma empresa, por exemplo. Algumas vantagens das microfranquias são:

  • Existe um bom suporte do franqueado que reduz as incertezas que marcam o início de qualquer empresa, como treinamento e materiais necessários para o trabalho;
  • Você estará abrindo um negócio que já foi provado ser lucrativo, com uma marca reconhecida e estabelecida no mercado;
  • As visitas ao microfranqueado ajudam a melhorar sempre o desempenho da franquia;
  • O faturamento em franquias tende a iniciar mais rápido do que em um negócio próprio;
  • Você terá apoio na divulgação da marca e dos produtos;
  • A microfranquia deixa seu franqueado à par de pesquisas e estudos relacionados ao ramo, como forma de manter o desenvolvimento do negócio e de acompanhar as tendências do setor.

Algumas desvantagens da microfranquia com relação a abrir um novo negócio são:

  • Se o microfranqueador não concordar com seu ponto comercial ou outra característica relativa ao negócio, será mais difícil abrir a franquia;
  • Não há como realizar nenhuma mudança no produto, serviço ou na estratégia de marketing do negócio;
  • Há taxas no modelo de franquia que direcionam parte do seu lucro ao franqueador;
  • O empreendedor segue um contrato e precisa cumprí-lo.

Decidiu por abrir uma microfranquia? Então primeiro pesquise muito, conheça bem seu franqueador, converse com outros franqueados e fique à par do nicho em que irá trabalhar para começar a trabalhar em seu negócio.

 

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