7 passos para sua marca ter presença digital
Como um empreendedor que se coloca em muitos papeis para transformar seu negócio, a ideia de que você também precisa construir e manter sua presença on-line pode parecer uma tarefa difícil, que exige tempo, mas é de extrema importância.
Os consumidores pesquisam empresas e produtos online, geralmente em seus telefones enquanto estão em trânsito, por isso é importante que sua empresa apareça quando alguém pesquisar seus produtos e serviços. Felizmente, criar sua presença online não precisa ser complicado.
O que é presença online?
O que sua “presença online” realmente significa? Sua presença on-line é composta por seu website, suas contas de redes sociais, qualquer conta de mídia social de seus principais interessados ??ou qualquer pessoa que represente sua empresa.
Seu website, suas contas de mídia social e suas listagens de empresas são importantes para ajudar novos e atuais clientes, fãs e outras empresas a encontrar mais informações sobre sua marca.
Como começar a construir sua presença online
Há muito trabalho envolvido nisso, mas criar sua lista de clientes, interagir com sua base de clientes e converter pessoas interessadas em vendas reais é muito gratificante e uma parte necessária do crescimento de sua empresa. Para ajudá-lo a navegar nessa grande tarefa, siga as etapas detalhadas e fáceis de realizar para tornar a sua presença online gerenciável e bem-sucedida.
1. Entenda o seu “porquê” e seus objetivos
Isso parece ser óbvio: você está no mercado para ganhar dinheiro e crescer, certo? Quando se trata de orientar seus objetivos de negócios, “ganhar mais dinheiro” não é específico o suficiente. À medida que você começa a construir seu negócio, você deve criar metas de curto e longo prazo que sejam objetivas e específicas.
As metas específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e com limite de tempo são fundamentais. Isso significa que o objetivo de “ganhar mais dinheiro” deve ser mais como “fechar três novos negócios até o final do segundo trimestre”. Objetivos de negócios podem ajudar a orientar sua atividade online e pessoalmente.
Além disso, crie uma declaração de missão. À medida que sua marca começar a crescer, você alcançará uma encruzilhada em que não tem certeza se um novo cliente ou uma nova direção é onde deve levar sua empresa. Se você criar uma declaração de missão para o seu negócio, poderá tratar essa declaração como uma bússola. Este novo acordo ou nova direção se alinha com o “porquê” por trás do seu negócio? Se você responde sim ou não pode ajudá-lo a tomar decisões importantes com mais facilidade.
2. Seu site é a base da sua presença on-line
Para pequenas empresas, o seu site é o centro da sua presença online. Seu website deve ser o melhor lugar para as pessoas encontrarem informações importantes sobre sua empresa: o que você faz ou vende, como podem entrar em contato com você e como podem interagir com você.
Seu site pode ser muito simples quando você começa. Comece com algumas páginas principais: uma página inicial com uma visão geral da sua empresa, uma página sobre a sua declaração de missão que você escreveu na primeira etapa e informações sobre você como o fundador, uma página de serviço e uma página de contato.
Por fim, você deve adicionar um blog ao seu site para poder criar conteúdo com o qual seus clientes possam interagir. Isso ajudará as pessoas a encontrar seu site na pesquisa e ajuda os clientes em potencial a se converterem em novos clientes.
3. Construa seus perfis sociais
Você provavelmente já está nas redes sociais há anos, mas agora é hora de pensar em como você quer representar a si mesmo e sua marca on-line por meio das mídias sociais. A melhor coisa sobre o uso de mídia social para marketing é que é gratuito.
Para sua marca, crie contas de mídia social que façam sentido. Por exemplo, se você é uma marca de comércio eletrônico, o Instagram será mais importante do que o LinkedIn. No entanto, se você estiver fornecendo um serviço B2B, o LinkedIn obterá mais benefícios do que o Instagram normalmente. Não se sobrecarregue e inscreva-se em cada serviço sem uma estratégia de como você os usará. Desenvolva uma estratégia de mídia social para uma ou duas plataformas e, na verdade, gere vendas em vez de gastar muito tempo e energia em plataformas que não fazem sentido para o público-alvo pretendido.
Como fundador, seus perfis sociais pessoais também são importantes. Se você tem uma equipe, os perfis da equipe também podem ser impactantes. Reserve um tempo para desenvolver uma estratégia de mídia social que inclua como sua equipe deve representar sua empresa em suas contas pessoais. Você quer que sua empresa seja representada de maneira profissional, portanto, certifique-se de definir expectativas de consistência e presença online positiva.
4. Desenvolva uma estratégia de conteúdo
Agora que seu website está ativo e você está conquistando novos seguidores nas mídias sociais, é hora de se dedicar um pouco mais ao que você está compartilhando em seu site e mídia social. A base da sua presença online está definida, por isso é hora de aproveitar.
Ao criar sua estratégia de conteúdo, é importante entender seu funil de vendas e a jornada do cliente. Pense em tópicos como: quais perguntas os clientes estão fazendo, o que diferencia sua empresa da concorrência e como você pode demonstrar sua experiência através de seu conteúdo?
Existem 4 fases de conteúdo de funil de vendas a serem consideradas quando você cria sua estratégia de marketing de conteúdo:
- Fase de conscientização de marca
- Fase de pesquisa
- Fase decisória
- Fase de conversão e manutenção
5. Priorize seu SEO e continue a otimizar
À medida que você continua a criar seu website e sua presença on-line, continue otimizando seu conteúdo. Uma vez que algo é publicado, a peça não precisa ficar no formato original se não estiver atraindo leitores. À medida que seu site experimenta o crescimento do tráfego e das conversões, continue otimizando as peças publicadas para ajudá-las a se classificar melhor. Otimize suas postagens usando o conjunto gratuito de ferramentas do Google para empresas e entenda as palavras-chave que os usuários estão pesquisando.
Para um valor adicional de SEO, verifique se o site é carregado rapidamente e é otimizado para dispositivos móveis. Os consumidores geralmente procuram soluções em trânsito, portanto, um site rápido e otimizado para dispositivos móveis é imprescindível.
6. Comece a construir relacionamentos reais
Uma vez que seu negócio está online, o sucesso virá quanto mais você for visto. Encontre uma comunidade online de empresas e empreendedores semelhantes e comece a se relacionar e desenvolver relacionamentos reais. Faça o mesmo com seus clientes que estão realmente felizes com o seu negócio.
Ao construir sua rede, leve sua influência a eventos presenciais. Enquanto você trabalha duro para criar sua presença on-line, participar de conferências é uma ótima estratégia de marketing para gerar conteúdo para seu site e suas contas de mídia social. Permita que as pessoas vejam que sua presença digital se alinha com sua personalidade da vida real. Participe de conferências e eventos de rede hospedados por outras pessoas em sua rede ou planeje seu próprio evento.
Hospedar eventos presenciais pode ser muito trabalhoso, mas ter um público cativo interessado em seu assunto (e produtos) pode ser uma ótima maneira de fazer com que as pessoas falem sobre você online. Há muitas plataformas de planejamento de eventos que você pode usar para ajudar a manter seu evento organizado. Algumas plataformas são gratuitas para usar se você estiver organizando um evento sem fins lucrativos ou um evento gratuito.
7. Acompanhe e analise
A única maneira de saber se seus esforços estão funcionando é se você começar a rastrear sua influência online desde o primeiro dia. Acompanhe o tráfego do seu website no Google Analytics, o número de curtidas e seguidores que você tem nas mídias sociais e quais esforços de marketing e partes de conteúdo geram conversões de clientes.
Construir sua presença online exige uma dose saudável de paciência na sociedade digital de hoje, mas acompanhando seu progresso desde o primeiro dia, você pode ver quais estratégias funcionam bem para sua marca e o que não funciona. Isso permitirá que você aperfeiçoe sua esforços e só gaste tempo em projetos que você ganha clientes, relevância e lucro.