Não existem truques para ser um empreendedor de sucesso

Ainda que muitos empreendedores de palco tentem disseminar por aí os “10 truques para o empreendedorismo de sucesso”, não existe fórmula mágica para empreender. É só a partir das experiências e do aprendizado diário que um negócio cresce e se fortalece com ações bem pensadas e esforço constante.

Empreendedores de sucesso podem vir de qualquer canto, atuando em nichos bastante distintos e a partir de características bem diferentes. Pode ser uma boa liderança, uma gestão eficiente, a atenção para a tecnologia, inovação, o bom trabalho em equipe, oportunidades que aparecem no caminho ou uma visão de negócio bem aproveitada.

Acompanhar de perto exemplos que nos inspiram pode ser uma boa motivação para seguir no caminho de apostar em novos projetos, mas não é preciso se espelhar à ninguém para construir o seu. Da mesma forma, é importante entender que empreender não é algo que se faz sozinho: você irá depender de outras pessoas quer queira, quer não, por isso é necessário aprender a lidar com elas e absorver todos os aprendizados que nascem disso.

Isso vai da convivência diária com seu projeto, suas ideias, seus objetivos, suas ações, sua equipe e todos os passos que vão ser trilhados dentro de um negócio. Isso tudo pode ser acompanhado de bons hábitos que te ajudam a crescer com sabedoria, claro. O principal deles é ter iniciativa e a coragem para apostar na sua ideia.

A partir daí, conseguir os recursos humanos, financeiros e materiais com sabedoria, liderar com respeito e humildade, estar sempre atento ao mercado, buscar oportunidades de crescimento e aproveitar essas oportunidades no tempo certo, entender como crescer de forma sustentável, se dedicar constantemente e persistir até durante as dificuldades será essencial.

Cada um desses itens parece abstrato se visto de fora e dificilmente pode ser ensinado sem que se tornem prática. Por isso, começar a agir é o melhor caminho. Com um plano de negócio realista em mãos, a coragem para sustentar os desafios e a determinação de permanecer tentando, sua ideia pode chegar em qualquer lugar.

Se 60% da população brasileira sonha em abrir uma empresa, conforme pesquisa do Instituto Endeavor, só é possível sobreviver no meio de tantas ideias fazendo diferente. Para ser empreendedor só é preciso empreender.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *