7 práticas de sustentabilidade empresarial para começar agora - Maquineta Rede Celcoin
sustentabilidade empresarial

7 práticas de sustentabilidade empresarial para começar agora

Não é preciso ser uma grande empresa para cuidar do meio ambiente e de nossas comunidades. Pequenas empresas podem adotar uma variedade de práticas de sustentabilidade empresarial que também ajudam a manter um negócio lucrativo.

O slogan “Reduzir, Reutilizar, Reciclar” é uma ótima regra para o pequeno empresário, e se reflete na maioria das dicas a seguir. As melhores práticas de sustentabilidade variam um pouco com o tipo de negócio, mas a maioria das empresas pode implementar as que você vê abaixo.

1. Corte o desperdício, pare de usar tanto papel

A impressão e a publicação consomem uma quantidade pequena, mas significativa, de madeira, papel e energia para as impressoras. Muitos documentos podem ser lidos, compartilhados e editados on-line.

As faturas podem ser enviadas on-line. Escrituração também pode ser sem papel. A redução do uso de papel pode se estender até a sala de descanso, onde os funcionários podem ser solicitados a trazer suas próprias canecas reutilizáveis.

Use documentos PDF preenchíveis e formulários eletrônicos em vez de usar papel. Convide os clientes a aceitar extratos eletrônicos ou faturas em vez de imprimir esses itens.

2. Faça parcerias com empresas sustentáveis

As empresas “verdes” devem prestar atenção em sua cadeia de suprimentos. Como proprietário ou gerente de uma empresa, você deve trabalhar com empresas que estão tomando medidas para reduzir seu impacto ambiental ou apoiar suas comunidades ou proteger os direitos humanos.

Esses aspectos da sustentabilidade devem pesar desde as decisões sobre quem fornece o café do escritório, por exemplo. Se você olhar direito, pode encontrar uma empresa de limpeza que utiliza produtos de limpeza naturais, por exemplo. Outras empresas que têm objetivos sociais e ambientais podem ser bons parceiros para esforços de captação de recursos, eventos comunitários ou novos negócios.

3. Torne verde todo lugar possível

As empresas que podem construir seu próprio espaço ou comprar e reabilitar um espaço de trabalho podem reduzir seu impacto sobre o meio ambiente de várias maneiras. Construir locais que economizem água e eletricidade poupa dinheiro e ajuda o mundo.

Trabalhar em um espaço “verde” pode ter um benefício para sua publicidade, muitos consumidores procuram empresas que pareçam sérias em reduzir seu impacto no meio ambiente. Se você renovar um espaço e selecionar produtos mais ecológicos, deixe que seu público saiba disso.

Existem negócios de design que ajudam as empresas a fazer remodelagens “verdes” e saudáveis ??de espaços comerciais também. Faça uma pesquisa no Google para ver se alguém atende sua área.

4. Utilize fontes de energia sustentáveis

Verifique com seu utilitário de energia para ver se eles oferecem uma opção de energia “verde”. Anuncie o fato de que o seu negócio funciona com energia renovável também. Você ainda pode ajudar no desenvolvimento de fontes de energia renováveis, como eólica e solar.

5. Faça da reciclagem parte das operações normais

Colete e recicle cartuchos de impressora. Se você precisar imprimir coisas, salve-as e recicle o papel. Recicle equipamentos eletrônicos quebrados e doe computadores antigos e em funcionamento.

Essas etapas são práticas e relativamente simples na maioria das áreas urbanas. Muitas comunidades e bairros possuem instalações de reciclagem. Insira todos os processos de reciclagem na rotina dos funcionários e faça com que as ações se concretizem diariamente.

6. Compre itens usados ??e recondicionados

Se você precisar de um novo móvel, economize um pouco de dinheiro e reduza seu impacto no meio ambiente comprando uma estante ou escrivaninha usada em vez de uma nova. Verifique sites ou lojas de móveis antigos para cadeiras de escritório, mesas, estandes de impressora e outras peças de mobiliário de escritório.

Se você estiver reformando um espaço de trabalho, provavelmente poderá encontrar materiais de revestimento usados, janelas, portas e acessórios. Além de economizar muito, você ainda estará ajudando o ambiente.

7. Incentive o comportamento sustentável de clientes e funcionários

Se você possui uma loja, incentive os clientes a trazer sacolas de pano reutilizáveis ??e vendê-las na loja. Ofereça aos clientes a opção de receber cópias eletrônicas de extratos, catálogos ou qualquer outro material que você distribuir. Promova essa opção eletrônica tanto quanto possível.

Não ofereça copos plásticos ou canudos. No escritório, permita que os funcionários se comuniquem e realizem reuniões via Skype ou outro serviço de videoconferência. Fazer trabalho remoto e reuniões virtuais pode reduzir o impacto ambiental de uma empresa sem gerar muito inconveniente.

Cuidar do nosso planeta não é sinônimo de estagnação nos negócios. Quanto mais prestamos atenção nos nossos recursos naturais e em nossa sociedade, mais podemos nos planejar para um futuro longo e cheio de oportunidades.

 

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.