Gestão Financeira para MEI | Maquineta Rede Celcoin

Gestão Financeira para MEI: aprenda como fazer

Quase metade dos microempreendedores individuais não planejam as finanças do seu negócio. Essa falta de organização diminui as chances de sua empresa prosperar no mercado, mas um conjunto de pequenas práticas pode fazer toda a diferença nesse gerenciamento. 

Confira a seguir o passo a passo para realizar a gestão financeira do seu negócio, sendo microempreendedor individual:

1. Defina um planejamento estratégico

A gestão financeira começa com o estabelecimento de um planejamento estratégico. Isso inclui a definição de despesas fixas e variáveis do seu negócio, previsão de faturamento, assinatura de ferramentas de gestão, contratação de funcionário, criação de conta bancária, datas de vencimento das despesas, entre outras variáveis. 

Armazenar informações sobre as finanças do seu negócio permite tomar decisões mais assertivas e encontrar melhores oportunidades de lucro. Além disso, identificar o cenário atual da sua empresa e determinar aonde quer chegar com ela é importante para definir melhores estratégias

Também é importante levar em conta os deveres do microempreendedor individual. Além de emitir notas fiscais a pessoas jurídicas, o MEI deve pagar mensalmente a Declaração Anual Simplificada (DAS) e entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). Com isso, você evita possíveis multas por infração aos regulamentos dessa classe. 

2. Faça o fluxo de caixa

Outro passo importante da gestão financeira é o fluxo de caixa. Essa ferramenta é responsável por projetar o saldo disponível do negócio, contribuindo para a manutenção do capital de giro. 

Nele são registrados todos os recebimentos, pagamentos e outras movimentações planejadas. Isso permite ter uma visão abrangente das finanças da empresa, revelando a disponibilidade do caixa, conferindo o presente e se preparando para o futuro

Isso também contribui para a verificação de setores adequados para corte de gastos e o desenvolvimento de outras estratégias em busca do lucro. Caso precise, o empresário pode procurar ajuda profissional, por meio de consultoria financeira ou em um escritório de contabilidade. 

Aqui no Blog, temos um passo a passo para você equilibrar o fluxo de caixa da sua empresa. Confira aqui!

3. Mantenha o capital de giro

O capital de giro é aquele responsável por todas as ações financeiras fixas de um negócio, como o pagamento de fornecedores e de impostos, e que permite que uma empresa continue funcionando. Ele possibilita compras a prazo pelos clientes e a manutenção dos estoques. 

Algumas dicas para manter um capital de giro satisfatório são o corte de gastos, a negociação dos pagamentos de clientes e de fornecedores e a realização de empréstimos. Também é importante realizar um controle de estoque eficiente, equilibrando compras, armazenagem e entregas. 

Para calculá-lo, realize a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar

4. Realize investimentos

A realização de investimentos, mesmo aqueles de baixo risco, é importante em casos de imprevistos. Momentos de crise não são planejados, e ter uma reserva de emergência e aplicações financeiras contribuem para evitar empréstimos e consequentes endividamentos. 

Dessa forma, é interessante também procurar educação financeira para identificar o investimento ideal para as necessidades do seu negócio. O Sebrae é uma instituição privada que ajuda os microempreendedores a gerenciar suas finanças. 

Também é fundamental levar em conta o fluxo de caixa e o capital de giro para definir o valor adequado para esses investimentos e aplicações. Vale lembrar que esses investimentos podem ser gastos na própria empresa, como a compra de novos eletrodomésticos ou de um novo software para o computador, por exemplo.

Lembre-se: separe os gastos pessoais dos gastos da empresa! 

Um erro bastante comum entre os empreendedores é utilizar o crédito pessoal para realizar empréstimos e financiamentos relacionados à empresa, assim como utilizar a receita da empresa para pagar contas pessoais. 

Segundo a pesquisa Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil, do Sebrae, 61% dos microempreendedores que investiram em suas empresas utilizaram o cadastro da pessoa física.

Por isso, é sempre importante seguir o planejamento financeiro para que não ocorram esses imprevistos, além de criar uma conta PJ para melhor controle das entradas e saídas da sua empresa. 

Você conhece as vantagens de ser um Agente Rede Celcoin? 

Ofereça recargas de celular, recargas de jogos, pagamento de contas, venda de passagens aéreas, venda de passagens de ônibus e venda de recarga de TV pré-paga em seu estabelecimento, recebendo bonificações para cada serviço realizado. Clique aqui para saber mais sobre as vantagens de ser um Agente Rede Celcoin.

Foto de Towfiqu barbhuiya na Unsplash

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.