5 formas de variar o mix de produtos no seu comércio

Como demonstrar interesse por seu público-alvo, trazer mais clientes para sua loja e vender mais? Aumentando o mix de produtos. Essa que deveria ser uma prática constante de comércios e varejos, é uma forma muito eficiente de ficar à frente de sua concorrência e demonstrar o quanto você tem ouvido seus clientes.

Na maioria dos estabelecimentos que entramos, o que está exibido na fachada é apenas uma ideia do que estará disponível dentro da loja. Um comércio de roupas de banho, por exemplo, muito provavelmente não venderá apenas roupas de banho. Dentro da loja estarão também óculos, protetor solar, cangas, toalhas.

Segundo uma pesquisa do SPC Brasil divulgado na Folha, 85% das vendas ocorrem por impulso. Ou seja, as pessoas não planejam comprar o que compram, mas decidem em frente aos balcões. A pessoa que entra só para comprar um calção, acaba saindo com a mala para as férias na praia completa.

Mas como deixar o mix de produtos sempre atraente para seus consumidores considerando a quantidade de recursos disponíveis e entendendo o que o público quer ou precisa? Chega mais que a gente explica.

Entenda as necessidades do seu público

Conhecer para quem você está vendendo é essencial para saber que produtos oferecer. Realizar pesquisas que permitam saber qual a faixa etária predominante, quais as preferências, poder aquisitivo e outros atributos permite compreender que problemas o público possui que sua loja pode solucionar.

Uma forma simples de realizar essa pesquisa é perguntar, na hora da venda, se a pessoa encontrou tudo o que procurava. Se a resposta for não, procure compreender o que faltou em sua loja e anote.

Incorpore itens complementares

O segredo de variar o mix de produtos está em saber combinar. Não permita que os produtos que você inseriu no mix concorram com tanta força com os que você já vende. As vendas precisam casar entre si, melhorando assim a oferta dos itens e incentivando as compras por impulso. Invista em uma variedade de produtos que combine com o seu nicho de mercado.

Considere a margem de lucro

Não vale a pena vender mais itens que não trarão bons dividendos, por isso procure conseguir produtos com os seus fornecedores atuais, de fácil armazenagem e conservação, que não comprometam as vendas da sua loja.

Faça testes

Não tenha medo de fazer muitos testes. Coloque um produto a mais por vez e avalie bem a sua lucratividade. Se não for bom para o seu negócio, tire da prateleira e tente novamente. Só assim você vai entender de verdade o que funciona e o que não funciona com o seu público.

Não invista tudo de uma vez

Sabemos que não está fácil para ninguém e que não dá para sair por aí investindo em tudo de uma vez. Por isso, estude e fique de olho nas métricas, como ticket médio, quantos itens os clientes levam, qual balcão vende mais, quais são as compras combinadas, entre outros, antes de optar por qual item será incorporado no seu mix de produtos a cada período.

Investir em serviços que complementem a venda de seus produtos também será um diferencial para o seu comércio. A venda de recarga de celular e pagamento de contas é uma ótima forma de atrair novos clientes e chamar a atenção deles para o que você tem no balcão. Vem entender como aderir a esses serviços aqui!

 

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