Pequenos negócios: como superar desafios comuns para crescer

A maneira como proprietários de pequenos negócios se aproximam e priorizam coisas como operações, marketing e planejamento estratégico precisa ser diferente de grandes negócios. Com um orçamento reduzido, uma equipe menor e operações em níveis diferentes, os desafios são outros e as formas de superá-los também.

Existem importantes pontos problemáticos que estão afetando os donos de pequenos negócios e oferecem uma visão geral dos desafios que enfrentam muitas das pequenas empresas e empreendedores. Abaixo, apresentamos mais de perto três desafios principais e ações simples e eficazes que pequenos empresários e empreendedores podem adotar para enfrentar esses desafios de frente e, ao mesmo tempo, expandir seus negócios.

Reagindo vs. olhando para frente

Todos os proprietários de empresas sabem como é importante se manter no topo das operações do dia-a-dia, mas a visão de curto prazo é um problema comum entre os proprietários de pequenas empresas.

A maioria dos proprietários de pequenas empresas planeja estrategicamente apenas com um ano ou menos de antecedência, o que é compreensível – donos de empresas geralmente precisam priorizar as questões do dia e objetivos imediatos sobre planos de longo prazo – mas oportunidades estratégicas pode ser perdidas quando você está apenas olhando para os desafios de negócios que estão bem na frente de você.

Se você está constantemente reagindo, perde a oportunidade de participar de parcerias estratégicas de longo prazo ou de desenvolver novos produtos ou serviços que atendam às necessidades de evolução de seus clientes e, em geral, você não consegue acompanhar suas finanças ou promover sua empresa bem como deveria.

A solução? Crie um cronograma. Estabeleça horários regulares a cada trimestre e a cada mês para avaliar seus planos de longo prazo, analisar as finanças e avaliar novas oportunidades. Aqui está uma estrutura de planejamento:

Plano mensal: escolha suas três principais iniciativas para o mês (por exemplo, melhorar o produto, criar parcerias, direcionar tráfego para seu website) e defina métricas claras que determinem como você avaliará o sucesso de cada uma delas.

Plano semanal: selecione os projetos específicos em que você se concentrará naquela semana relacionados a cada uma de suas iniciativas. Com base em seu tempo e disponibilidade, decida quantas atividades você pode fazer naquela semana e bloqueie o tempo no seu calendário para trabalhar nelas.

Plano diário: analise suas tarefas semanais e escolha pequenas coisas específicas para fazer naquele dia (por exemplo, faça três conexões no LinkedIn, envie um e-mail de marketing para sua lista de distribuição, corrija dois erros no seu produto).

Planejar assim não leva muito tempo, mas tem um retorno enorme. É melhor fazer 15 minutos de trabalho focado por dia em suas iniciativas de longo prazo do que evitá-los por meses, depois ter que ficar acordado por dois dias seguidos para alcançá-los.

Como conseguir tudo feito

Quando você possui seu próprio negócio, simplesmente não há horas suficientes no dia. Quase um quarto dos proprietários de pequenas empresas afirma que ter tempo suficiente para fazer tudo o que precisam fazer é seu maior desafio nos negócios.

Uma das melhores coisas que os proprietários de pequenas empresas podem fazer para aproveitar ao máximo seu tempo e recursos é aproveitar as novas tecnologias. Coisas como IA e automação podem parecer complexas, mas com os parceiros certos, isso pode realmente tornar as coisas surpreendentemente fáceis e rápidas.

A automatização de processos comuns, como programar e responder a perguntas do cliente ou preparar materiais de marketing ajuda a liberar mais tempo, com a vantagem adicional de tornar essas atividades mais eficazes e eficientes sem sacrificar a qualidade.

Aproveitando ao máximo o seu marketing

A maioria dos proprietários de pequenas empresas não são profissionais de marketing, mas quase todos fazem alguma forma de marketing para si mesmos, e muitos precisam dominar o que pode parecer uma curva de aprendizado muito alta rapidamente. A maioria dos empreendedores e donos de pequenos negócios é autodidata e menos da metade se considera um “especialista em marketing”.

O marketing pode ser difícil e nem sempre é intuitivo, mas é importante não deixar o perfeito se tornar o inimigo do bem. Marketing não precisa ser tudo ou nada. Os pequenos passos diários podem percorrer um longo caminho para tornar a promoção do seu negócio mais consistente, menos demorada e mais eficaz.

Quando você está desenvolvendo um negócio, você pode ficar tão ocupado construindo, empurrando e respondendo às necessidades do dia, que pode parecer impossível fazer uma pausa e fazer um balanço de onde você está e como chegar onde você quer ir.

Reserve algum tempo para se concentrar no seu crescimento. Aproveite as chances de aprender mais e pense nos pequenos passos que você pode tomar para superar as barreiras comuns hoje. Será um tempo bem gasto e, certamente, um benefício para o seu crescimento.

 

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