Criando seu plano de negócios em 4 passos - Maquineta Rede Celcoin
plano de negócios

Criando seu plano de negócios em 4 passos

Começar a escrever um plano de negócios para a maioria dos pequenos empresários é como saltar para o fundo do oceano sem um colete salva-vidas. Eles não têm ideia do que fazer primeiro.

No entanto, há uma verdade sobre planos de negócios para iniciar pequenas empresas: você tem que ter um para ser bem sucedido. Em vez de ingressar em um documento de planejamento de negócios de 50 páginas, o melhor curso de ação é desenvolver um documento interno rápido chamado plano de ação empresarial.

Este documento interno ajudará a orientá-lo no desenvolvimento de seus negócios e a definir o caminho certo para desenvolver seu plano formal. Aqui estão alguns passos em um plano de ação típico.

1. Conheça o seu negócio

À primeira vista, isso soa óbvio, mas pense um minuto. Você tem que ter uma idéia clara do negócio exato que você quer começar antes que você possa iniciá-lo.

Você está começando um novo negócio tradicional vendendo uma ou duas linhas de produtos? Você é um empreendedor que desenvolveu uma ótima nova invenção e está buscando capital para vender e comercializar essa invenção? Você está oferecendo ao público um serviço? Você é um blogueiro profissional que acha que pode ganhar dinheiro com seu novo blog e ideias criativas?

Os planos de ação de negócios para esses três negócios em potencial podem ser completamente diferentes. Que valor você pretende oferecer ao seu consumidor? Como você pretende criar valor dentro de sua própria empresa? Responda todas essas perguntas antes de começar.

2. Atraia clientes

Você está começando um negócio do tijolo? Que tipo de clientes você espera encontrar? Se você pretende oferecer mais de uma linha de produtos, terá diferentes tipos de clientes. Anote todos os seus possíveis perfis de clientes. Você terá uma presença online? Quantos clientes estão disponíveis para o seu produto ou serviço específico?

Saber de tudo isso vai exigir alguma pesquisa de mercado da sua parte. Se você está em um setor específico, mesmo que sua empresa não seja uma empresa pública, você pode pelo menos descobrir quantos clientes estão no mercado olhando para as pesquisas do governo. Se sua empresa está on-line, o Google tem várias ferramentas que ajudarão você a determinar o número de clientes que acessam sites semelhantes. Vá atrás dessas informações e tome nota.

3. Consiga um financiamento

Em seu plano de ação de negócios, ninguém espera que você tenha um número exato da quantidade de dinheiro que você precisa para iniciar seu negócio. Antes de empreender, no entanto, você precisa ter um número aproximado. Primeiro, você quer estimar seus custos de inicialização. Então, você quer montar uma planilha de orçamento de negócios para suas operações diárias.

Quanto dinheiro você precisará para viver enquanto lança seu novo negócio? A maioria das pessoas estima 12 meses de custo de vida. Você precisa se perguntar se quer continuar a trabalhar no seu atual emprego enquanto tira seu negócio do chão, se vai economizar antes de começar seu negócio, se faz um empréstimo ou pede emprestado à família e aos amigos. Para todas as opções, você precisa de um plano de ação.

4. Defina objetivos

Quando você inicia um negócio, precisa ter algum tipo de ideia de seus objetivos para o futuro. Quais são seus objetivos para o seu negócio 6 meses após o lançamento? O que quer cerca de um ano após o lançamento? Você já pensou sobre o longo prazo? Cinco anos a partir de agora?

Você pode começar analisando a estratégia de definição de metas como uma etapa inicial para estabelecer seu negócio. Construa este plano de ação de negócios antes de embarcar em um plano de várias páginas e ele tornará esse documento de planejamento muito mais fácil de conquistar, assim com seu empreendimento fará muito mais sentido para você.

 

You May Also Like

Dicas para aumentar seus ganhos e fechar acordos de sucesso

Como fazer a gestão financeira do seu pequeno negócio, mesmo com um orçamento limitado

metas SMART

Como utilizar metas SMART em sua empresa?

Por que revender serviços em seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.