5 dicas para otimizar a logística do seu negócio - Maquineta Rede Celcoin
5 dicas para otimizar a logística do seu negócio

5 dicas para otimizar a logística do seu negócio

A logística é o setor responsável por planejar e colocar em prática o armazenamento e a distribuição de produtos de uma empresa. Ela é extremamente importante para que as ações sejam realizadas com eficiência e, assim, alcançar as expectativas do seu cliente. 

Algumas atividades realizadas pela área logística são a movimentação, a gestão de estoque, o transporte e a entrega. Tanto em estabelecimentos que não entregam produtos aos seus clientes, como em e-commerce, é fundamental gerenciar o armazenamento dos produtos, não deixar faltar, mas também não deixar sobrar. 

O seu principal objetivo é garantir que o produto esteja disponível para o cliente de forma rápida. Para isso, confira cinco dicas para otimizar a logística do seu negócio e aperfeiçoar as experiências do seu consumidor:

Dicas para otimizar a logística do seu negócio:

1. Planeje a logística do seu negócio

A primeira etapa para otimizar a logística da sua empresa é o planejamento. Ter em mente o seu público-alvo e sua rotina, isto é, quais produtos são consumidos e a frequência, permite que você se planeje em relação aos seus fornecedores e garanta que não faltem mercadorias. 

Além disso, em qualquer negócio, vai existir um processo de compra de produtos, gerenciamento do estoque e entrega do produto final ao cliente, mesmo que na sua própria loja. Logo, é fundamental traçar estratégias para essas atividades, lembrando que uma boa administração também resulta em redução de custos.

2. Controle o estoque

Monitorar o estoque é fundamental para identificar a necessidade de reposição de produtos ou até mesmo evitar que eles fiquem parados por muito tempo e estraguem. Assim, também é possível determinar quais mercadorias são as preferidas pelos consumidores em seu negócio. 

Isso também inclui o controle de qualidade das embalagens dos produtos. Nenhum cliente gosta de receber um produto com a embalagem danificada, não é mesmo? Por isso, na entrega dos fornecedores, não deixe de conferir cada embalagem de cada item recebido. 

3. Gerencie os prazos

Atente-se aos prazos estipulados para chegada e entrega de produtos, em seu estabelecimento e no endereço de entrega dos compradores. Isso também faz parte da satisfação do seu cliente com o seu negócio. Por isso, esteja sempre em contato com os seus fornecedores, distribuidores e os próprios consumidores para evitar que imprevistos aconteçam. 

Tenha também uma margem de segurança na hora de definir e divulgar as datas de entrega aos compradores. Assim, você promete o que cumpriu e traz uma ótima impressão ao seu cliente, que pode indicar a sua empresa a conhecidos, amigos e familiares. 

4. Registre todas as informações

Anote todas as informações do processo, desde o planejamento até a gestão de estoque e a entrega final ao cliente. Isso pode ser feito até mesmo de forma escrita, em um caderno, ou pelo computador, em planilhas.  

Esses dados vão mostrar padrões sobre as atividades do seu negócio, como acontecem as entradas e saídas, quais são os recursos necessários e os principais erros na realização dessas ações. A partir disso, você também pode pensar em melhorias a curto, médio e longo prazo

5. Treine os seus funcionários

Na presença de um ou mais funcionários, é preciso ensinar para eles como fazer o controle das mercadorias do estabelecimento e identificar a necessidade de realizar reposições. Treinar essas pessoas te ajuda a monitorar as ações realizadas na sua empresa e fazer as mudanças necessárias. 

Se necessário, integre outras pessoas de outros setores do seu estabelecimento para ajudar nessa missão. Ainda, no caso de comércios que trabalham com entrega de mercadorias, é essencial terceirizar esses serviços para otimizar as atividades. 

Vantagens de otimizar a logística do seu negócio

  • Redução de custos;
  • Redução de desperdícios, principalmente em setores alimentícios;
  • Definição de preços mais acessíveis aos clientes;
  • Melhoria na experiência e na satisfação do cliente;
  • Rapidez nas entregas;
  • Aumento da competitividade do seu negócio no mercado.

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Foto por Freepik

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